Respostas
Resposta:
Muitas pessoas são afetadas de maneira duradoura quando algo terrível acontece. Em algumas, os efeitos são tão persistentes e graves que são debilitantes e representam um transtorno. Via de regra, os eventos mais propensos a causar TEPT são aqueles que invocam sentimentos de medo, desamparo ou horror. Combate, agressão sexual e desastres naturais ou provocados pelo homem são causas comuns do TEPT. No entanto, ele pode ser causado por qualquer experiência avassaladora e possivelmente fatal, como violência física ou um acidente de automóvel.
Esses eventos podem ser vivenciados diretamente (por exemplo, sofrer uma lesão grave ou ser ameaçado de morte) ou indiretamente (testemunhar outras pessoas sofrendo lesões graves, morrendo, ou serem ameaçadas de morte ou tomar conhecimento de eventos traumáticos que ocorreram com familiares ou amigos próximos). É possível que a pessoa tenha vivenciado um único evento traumático ou, como ocorre com frequência, vários eventos traumáticos.
Não se sabe por que um mesmo evento traumático pode causar TEPT vitalício em algumas pessoas, mas não causar nenhum sintoma em outras. Além disso, não se sabe por que algumas pessoas testemunham ou vivenciam o mesmo trauma muitas vezes ao longo de anos sem ter TEPT, mas o desenvolvem em algum momento após um episódio aparentemente semelhante.
O transtorno de estresse pós-traumático afeta aproximadamente 9% das pessoas em algum momento de suas vidas, incluindo a infância ({blank} Transtornos de estresse agudo e pós-traumático em crianças e adolescentes). Aproximadamente 4% dos adultos sofrem desse transtorno anualmente.
O transtorno de estresse pós-traumático dura mais de um mês. Ele pode ser uma continuação do transtorno de estresse agudo ou surgir separadamente até seis meses após o evento.
O transtorno de estresse pós-traumático pode não desaparecer completamente, mas geralmente fica menos intenso com o passar do tempo, mesmo sem tratamento. Algumas pessoas, entretanto, ficam gravemente incapacitadas pelo transtorno.
Sintomas
As pessoas com transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) costumam apresentar sintomas de cada uma das quatro categorias a seguir:
Sintomas intrusivos (o evento invade os pensamentos de maneira repetida e incontrolável)
Evitar qualquer coisa que as relembre do evento
Efeitos negativos sobre o pensamento e o humor
Alterações no estado de alerta e nas reações
Sintomas de intrusão
O evento traumático pode reaparecer repetidamente na forma de memórias indesejadas involuntárias ou pesadelos recorrentes. Algumas pessoas têm flashbacks, durante os quais elas revivem os eventos como se eles estivessem realmente acontecendo em vez de simplesmente se lembrarem deles.
É possível que a pessoa também tenha reações intensas a coisas que a relembrem do evento. Por exemplo, os sintomas de um veterano de guerra podem ser desencadeados por fogos de artifício, enquanto os de uma vítima de roubo à mão armada podem ser desencadeados quando ela vê uma arma de fogo em um filme.
Explicação: