Respostas
Resposta:
O livro Laços de Família recebeu o prêmio Jabuti de Literatura em 1961.
Este conto é leitura obrigatória no vestibular da UNICAMP e está entre os melhores e mais profundos contos da autora. Por isso fizemos o resumo e a análise do conto Amor.
Treine para o vestibular com nosso Simulado Gratuito.
Veja o nosso GUIA COMPLETO do vestibular UNICAMP
“Amor” trata a questão existencial humana, principalmente da mulher. Clarice Lispector usa a epifania para isso, ou seja, um grande acontecimento ou revelação, uma tempestade de pensamentos e reflexões sobre a realidade e sobre a vida.
Características das obras de Clarice Lispector
Literatura introspectiva: O foco está no interior das personagens, no que elas pensam e sentem. A atenção não está no mundo exterior, mas no que se passa na mente das personagens.
Enfoque psicológico: A mente de cada um é revelada, seus pensamentos e dilemas. Nem sempre o pensamento é racional, muitas vezes temos em mente um conjunto de ideias, sensações, delírios, loucuras, etc.
Fluxo de consciência: A marca dos textos de Clarice é que são caóticos. Não se trata de uma linearidade racional, mas de um fluxo de ideias.
A autora usa frases simples, lógicas e racionais, mas com significados profundos que buscam desestabilizar o leitor.
Pode-se dizer que a autora segue a linha da literatura existencialista, ou seja, uma literatura que reflete sobre a existência humana. Vê-se também as seguintes características nesse tipo de literatura: cotidiano banal, o inusitado, epifania (grande revelação), reavaliação existencial e intuição.
Explicação: