Durante toda a história da humanidade, a representação do sagrado ocorreu nas diversas culturas, desde os primórdios até a contemporaneidade. Sobre o divino na cultura indígena brasileira podemos afirmar:
Seus deuses se apresentam sob diferentes formas, que vão desde as totalmente humanas até aquelas inteiramente animais, havendo ainda as diversas combinações nesse entremeio, como a dos deuses com corpo de homem e cabeça de animal.
Se acreditava em diversos deuses e no antropomorfismo, deuses e deusas tinham comportamentos e pensamentos semelhantes aos humanos.
O divino é encontrado em praticamente todas as manifestações culturais indígenas brasileiras, porém, não na forma de imagens visuais, mas de sentimentos, emoções, intuições e sensações. A representação de entidades inexiste na arte indígena.
Os indígenas brasileiros eram politeístas. Seus diversos deuses eram vistos como seres superiores, apresentavam forma, qualidades e defeitos semelhantes aos dos humanos. Na tentativa de se comunicar com seus deuses e buscar respostas para problemas e dúvidas, os indígenas criaram seus mitos, os quais tinham também função religiosa.
Não existem representações de um deus criador. São retratados apenas seres e divindades “menores”, geralmente por meio de esculturas e máscaras. Os objetos artísticos criados não têm como objetivo serem contemplados, mas possibilitarem a comunicação entre o mundo dos deuses e o dos homens.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
a) Seus deuses se apresentam sob diferentes formas, que vão desde as totalmente humanas até aquelas inteiramente animais, havendo ainda as diversas combinações nesse entremeio, como a dos deuses com corpo de homem e cabeça de animal.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás