(Uniasselvi) A moralidade não é necessariamente baseada na lei. Um estudo da história, provavelmente, indicaria o oposto - que a moralidade precede a lei, enquanto a lei sanciona a moralidade. Isto é, a lei coloca a moral em um código ou sistema que pode então ser executado por recompensa ou punição. Sobre a relação entre a moralidade e a lei, analise as seguintes sentenças:
I- Quanto maior e mais complexa a sociedade, maior a necessidade de leis.
II- Não é inconcebível que uma sociedade moral possa ser formada sem qualquer sistema jurídico - apenas alguns princípios básicos de moralidade e um acordo para aderir a esses princípios.
III- A moralidade fornece as razões que subjazem quaisquer leis significativas que governam os seres humanos e suas instituições.
IV- A lei é a codificação pública da moral que lista para todos os membros de uma sociedade o que veio a ser aceito como a maneira moral de se comportar naquela sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.
Respostas
Resposta:
d) Somente a sentença I está correta.
Explicação:
Resposta:
letra ( C ) todas estão corretas.
Explicação:
Pagina 34 (etica uniasselvi)
Na verdade, deve ser óbvio, então, que a moralidade não é necessariamente baseada na lei. Um estudo da história provavelmente, indicaria o oposto – que a moralidade precede a lei, enquanto a lei sanciona a moralidade (RACHELS;RACHELS, 2014). Isto é, a lei coloca a moral em um código ou sistema que pode então ser executado por recompensa ou punição. Talvez quanto maior e mais complexa a sociedade, maior a necessidade de leis, mas não é inconcebível que uma sociedade moral possa ser formada sem qualquer sistema jurídico – apenas alguns princípios básicos de moralidade e um acordo para aderir a esses princípios. Isto não quer sugerir que a lei deve ser eliminada dos assuntos humanos, mas sim mostrar que a lei não é um atributo necessário da moralidade.
Pode a lei, entretanto, existir sem a moralidade? Parece que a moralidade fornece as razões que subjazem quaisquer leis significativas que governam os seres humanos e suas instituições. Qual seria o sentido de ter leis contra matar e roubar se não houvesse alguma preocupação de que tais atos fossem imorais? É difícil pensar em qualquer lei que não tenha por trás alguma preocupação moral, não importa quão menor ou remota. Podemos dizer, então, que a lei é a codificação pública da moral que lista para todos os membros de uma sociedade o que veio a ser aceito como a maneira moral de se comportar naquela sociedade.