2
Interações são necessárias para a sobrevivência dos organismos, pois auxiliam na busca por alimento, abrigo, locai para reprodução, entre outros fatores.
Quando a relação entre os seres vivos nenhum dos envolvidos saem prejudicados, denominamos:
A
Relação harmònica.
B
Protocooperação
C
Sociedade,
D
Mutualismo
Ciências
Respostas
Resposta:
Explicação:
B
Resposta - Questão 1
Alternativa “b”. As esponjas estão sendo usadas como abrigo por outras espécies, portanto, temos um exemplo de inquilinismo. No outro caso, quando as esponjas estão grudadas nas conchas, uma espécie favorece a outra, porém elas podem viver separadas. Temos, então, um caso de protocooperação.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
Alternativa “c”. Os líquens realizam mutualismo, também chamado por muitos autores de simbiose, que se caracteriza pela associação permanente e indispensável à sobrevivência dos organismos envolvidos, sendo que ambos obtêm benefício.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Alternativa “a”. A proximidade das sementes poderia aumentar a competição das plântulas por nutrientes e água, sendo assim, a dispersão atua diminuindo esse problema.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Alternativa “d”. O comensalismo é uma relação em que apenas uma das espécies é beneficiada, entretanto, não há prejuízo à outra. Geralmente, nessa associação, uma espécie está procurando principalmente alimento.
Ver a questão
Resposta - Questão 5
Alternativa “b”. Os morcegos utilizam o sangue do homem para a sua alimentação. Além disso, transmitem um vírus que utilizará o corpo do homem como hospedeiro. Esses são exemplos claros de parasitismo.