1 Comente o seguinte trecho do texto: "Não é possível eliminar um fenômeno natural. [...] Mas é possível conviver
com o problema
2. Em sua opinião, as causas das secas no Sertão nordestino podem ser consideradas simples ou complexas (uma
interação de vários fatores)? Justifique.
3> Como a ação antrópica acaba agravando as secas?
4>Quais foram as propostas apontadas para conviver com as secas? Troque ideias com os colegas: Em sua
opinião, essas propostas são viáveis?
Respostas
Resposta:
1- O trecho do texto quer dizer que não é possível eliminar um fenômeno que seria a seca, mas é possível conviver com ela ou seja ter medidas para não só conviver mas saber lidar com o problema, medidas como transposição, programa sociais dentre outros
Resposta:
1- O trecho do texto quer dizer que não é possível eliminar um fenômeno que seria a seca, mas é possível conviver com ela ou seja ter medidas para não só conviver mas saber lidar com o problema, medidas como transposição, programa sociais dentre outros.
2- Em minha opinião, complexa. Há intensos desmatamentos , sem dúvida a ação humana e o caso desse local recebe pouca influência de massa de ar úmida e fria. E isso é, de certa forma, sério.
3-A ação humana pode acabar ajudando a intensificar os efeitos da seca se não há uma perspectiva ecológica. Quando se faz usos extremados da água para quaisquer atividades produtivas, por exemplo, se corre o risco de agravar o problema das secas.
4- É um fenômeno natural que não possui uma definição rigorosa e universal. Pode ser entendida como deficiência em precipitação (chuva) por um extenso período de tempo, resultando em escassez hídrica com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas atividades socioeconômicas. O conceito depende das características climáticas e hidrológicas da região abrangida e do tipo de impactos produzidos. Em termos de Brasil, seis meses sem qualquer precipitação no Semiárido, por exemplo, é considerado normal. Se isto ocorre no Sul ou na Amazônia, seria catastrófico.