• Matéria: Sociologia
  • Autor: Luana051011
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual a importância de políticas públicas quando se fala em questões de diversidade cultural?

ME AJUDEM É PRA HOJE ​

Respostas

respondido por: hirot4ka
1

Desde a declaração dos Direitos Humanos, a cultura é concebida como um direito a ser preservado, então ela é discutida a nível nacional. Tem documentos que inclusive recomendam q as nações deixem pelo menos 1% do orçamento nacional voltado a cultura, a ONU mesmo inclui a cultura como um elemento extremamente importante na avaliação da qualidade de vida em sociedade.

É lógico que nem toda a população tem direito a cultura, e nem todas as culturas tem espaço pra se manifestar sem preconceitos. E é aqui que entram as políticas públicas culturais.

É muito importante lembrar que quem produz culturas é a sociedade, e não o Estado. O papel do Estado nesse rolê todo é estabelecer os mecanismos pra que se possa preservar e incentivar a cultura! Ou seja, deve disponibilizar recursos e instrumentos criados com a participação da sociedade.

Como exemplo disso a gente pode citar a França, pq é um país visto como “berço” das políticas culturais e foi o 1° país q criou um ministério exclusivo pra esse setor, lá por 1960, se não me engano.

Já aqui no Brasil, isso se arrastou por muito tempo por conta dos regimes militares, já que a censura rolava solta. Foi até considerado a criação de um Plano Nacional de Cultura, mas foi descartado rapidinho. Mas ai veio a redemocratização e foi criado o Ministério da Cultura que existiu até o mandato do Collor. Foi refeito depois de dois anos mas sofreu vaaarias trocas de ministros, declarando a instabilidade dessa área.

Explicação:

Resumidamente (se você precisar de uma resposta curtinha pode colocar isso aqui), é possível afirmar que o campo da cultura vem ganhando mais e mais espaço no Brasil e no mundo todo, mas ainda é uma área que precisa de bastante atenção e manutenção, por isso que as políticas públicas são extremamente importantes pra diversidade cultural. Pois toda cultura merece seu devido espaço e respeito, e é papel do Estado dar os instrumentos e mecanismos pra que não só as culturas possam ser ouvidas, mas também para que os não praticantes das mesmas possam entendê-las e respeitá-las.


Luana051011: Obrigada
Luana051011: Obrigada
hirot4ka: De nada! E me perdoa se ficou muuuito arrastada a resposta, é um assunto que eu gosto de discutir hahaha
Perguntas similares