A ética da virtude de Aristóteles ultrapassou as distâncias temporais que conformarão a civilização ocidental e alcança nossos dias. O relato de Aristóteles sobre a sabedoria prática nos fornece uma visão útil do pluralismo ético. No que concerne ao utilitarismo pluralista ensejado pela ética da virtude, analise as sentenças a seguir:
I- A pessoa virtuosa sempre age à luz de uma concepção geral do florescimento humano. A pessoa virtuosa de sabedoria prática é capaz de equilibrar essas teorias concorrentes em situações particulares, discernindo qual é mais moralmente significativa em um caso específico.
II- O kantiano nos diz que nunca devemos mentir, pois isso é um ato de profundo desrespeito à autonomia da outra pessoa.
III- A utilitarista de regras olha para as consequências de todos seguindo uma regra particular sobre mentir, e o utilitarista de ato nos encoraja a olhar para as consequências de cada caso antes de decidir se uma mentira é justificada ou não.
IV- Os egoístas éticos, simplesmente, exortam-nos a agir de uma maneira que maximize o equilíbrio, e não há nada intrinsecamente censurável à mentira como tal. Todas essas considerações são moralmente iluminadoras, e o desafio enfrentado por pessoas virtuosas é equilibrá-las em situações particulares
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
C
Explicação: Todas são corretas
almeidapinag:
Muito obrigada!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás