A secreção de melatonina (em todos os animais, sejam de hábitos diurnos ou noturnos) é elevada à noite e baixa durante o dia. Oferecida por via oral, a melatonina é bem absorvida, porém é metabolizada depressa, sendo sua meia-vida plasmática de apenas alguns minutos. Pode ser útil no tratamento da insônia nos idosos e nas crianças autistas com problemas de sono [...].”
Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia dos antidepressivos, pode-se afirmar que um antidepressivo agonista do receptor da melatonina é denominado:
a)agomelatina.
b)imipramina.
c)nortriptilina.
d)escitalopram.
e)citalopram.
Respostas
Resposta:
agomelatina
Explicação:
A agomelatina, um novo antidepressivo com perfil farmacológico distinto, é um agonista dos receptores da melatonina MT1 e MT2, e apresenta efeito antagonista dos receptores serotoninérgicos 5-HT2C31.
A agomelatina é um agonista do receptor da melatonina, é um novo antidepressivo muito incomum e muito novo, também é muito caro e existem opções mais baratas e tão eficientes quanto, como a sertralina e a fluexitina (alternativa A).
Esse novo antidepressivo, a agomelatina, além de ser agonista dos receptores de melatonina, é um antagonista dos receptores serotoninérgicos, ambos produzem um efeito antidepressivo e auxilia o cérebro na reposição de receptores e reconstrução de sinapses.
Um psiquiatra jamais deve receitar apenas um tratamento medicamentoso, ele precisa prescrever exercícios físicos e encaminhar o paciente para um nutricionista e um educador físico.
Venha estudar mais sobre os antidepressivos em:
https://brainly.com.br/tarefa/13145614