Respostas
Para dominar territórios africanos e asiáticos usou-se a desculpa de que os povos destas regiões eram selvagens e precisavam de orientação para se tornarem civilizados.
Resposta:
os europeus estiveram presentes na parte litorânea do continente, tendo como principal atividade econômica, o tráfico negreiro. Esse negócio lucrativo acontecia no Oceano Atlântico.
Com o desenvolvimento de outras potências europeias, viu a necessidade de ampliar a exploração do continente em seu interior. A exploração não se daria mais somente na região litorânea com o tráfico negreiro.
Com isso, a exploração do continente africano era diretamente ligada às riquezas naturais e pelas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo, que eram locais privilegiados para o comércio marítimo.
Dessa maneira, os principais motivos para a dominação europeia no continente africano, eram as matérias-primas (para abastecer as indústrias europeias que estavam em crescimento) e os metais preciosos.
As riquezas naturais africanas eram muito cobiçadas pelos europeus, pois valiam muito dinheiro e consequentemente, geravam lucro.
É importante destacar que as comunidades africanas resistiram o máximo que puderam à invasão europeia, o que dificultou o processo de dominação e exploração europeia. Porém, não conseguiram impedi-la.
Explicação: