Até 1661, as tarefas de governança eram em boa medida deixadas aos cuidados de Mazarin. Quando este faleceu, o rei optou por não nomear um substituto, e assumiu plena responsabilidade em relação ao reino. De acordo com a teoria política predominante na época, Luís XIV via seu poder como sendo derivado diretamente de Deus; logo, suas vontades não deveriam ser contestadas. Desta forma, Luís XIV é o expoente máximo do sistema político conhecido como absolutismo. [...]
PISSURNO, Fernanda Paixão. Luís XIV. In: InfoEscola. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2018. Fragmento.
Esse texto destaca que a instituição de uma monarquia absolutista é
um invento da burguesia.
um movimento militar.
uma demonstração democrática.
uma instituição religiosa.
uma manifestação de poder.
Respostas
É correta a Alternativa E, pois a criação da monarquia absolutista promovida pelo rei francês Luís XIV foi uma demonstração de poder. na qual o monarca se empoderou diante da oportunidade de assumir o controle total sobre o Estado.
A característica marcante do absolutismo era a concentração de poder por parte de um monarca. Uma frase marcante do monarca e que descreve com perfeição toda a ideia de absolutismo é "O Estado sou eu!", dita pelo próprio Luís XIV, que se intitulava "rei Sol", inspirado pela mitologia greco-romana.
O estabelecimento das Monarquias Absolutistas na Europa durante a Modernidade foi o resultado de manifestações do poder político e econômico dos monarcas, é correta a alternativa E.
O que é uma monarquia absolutista?
É um sistema de governo no qual todos os poderes políticos (o de criar leis, de julgar e de governar o Estado) estão concentrados simbolicamente nas mãos de uma única pessoa, o Monarca, que governa sem estar limitado por uma Constituição e sem ter de obedecer as decisões de um Parlamento. Foi a forma de governo mais comum na Europa durante a Modernidade e foi a forma de governo que existia em Portugal na época do descobrimento.
Mais sobre o Absolutismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6213308