Respostas
Explicação:
A felicidade é muito difícil de conceituar, tanto academicamente como no dia a dia das pessoas. Estabelecer limites para dizer o que é e o que não é felicidade também é muito difícil.
Felicidade é um sentimento subjetivo que nós seres humanos, volta e meia, temos e vivenciamos. A felicidade é um estado transitório de emoção positiva.
A gente não tem ideia do que as pessoas falavam sobre felicidade há 100 anos. O que a gente sabe são algumas posições filosóficas sobre a felicidade. Tem a posição de Aristóteles, que falava em felicidade enquanto prazer e felicidade enquanto algo que faça sentido para o sujeito.
A felicidade enquanto tema de interesse da ciência e da academia, da universidade, é bem recente. Mas, hoje, o que se sabe sobre felicidade não tem relação com o conceito de felicidade.
A felicidade continua sendo esse sentimento transitório, característico dos seres humanos.
Há alguns autores interessantes na pesquisa sobre felicidade, como Martin Seligman. Ele fala que a felicidade pode ser hierarquizada em três dimensões: prazer, engajamento e significado.
Agrado: é aquilo que as pessoas obtém quando consomem alguma coisa, que traz uma sensação imediata de alegria, de euforia e, algumas vezes, de alívio. É felicidade do ponto de vista da sua camada mais básica, que é o agrado.
Engajamento: A felicidade pode ser expressada também nas coisas que você faz que têm algum sentido para você mesmo. Seligman chama isso de engajamento. É quando você, por exemplo, pratica uma atividade física, um esporte, uma atividade artística que você gosta muito, que você está engajado, motivado para aquilo. Esse é um nível de felicidade um pouco mais elevado.
Significado: E há o caso de quando você é feliz ao realizar e ao compartilhar uma coisa que faz sentido para a humanidade, para muitas pessoas. No sentido universal. Essa é a felicidade é mais duradoura porque ela não depende de valores materiais. Ela depende muito mais das suas atitudes, da sua conduta, de como você encara as coisas. Por exemplo, a solidariedade e a espiritualidade estão nesse nível de felicidade. A felicidade é alcançada quando você sente que consegue mudar um grupo de pessoas, ajudá-las, melhorá-las…