Respostas
Resposta:
O autoconhecimento e a autoaceitação são pré-requisitos básicos para a autorrealização em todas as áreas da vida (pessoal, relacional, social, profissional, etc.). Todos nós sonhamos com esta realização, porém, infelizmente muitos não conseguem alcançá-la, sendo que, na maioria das vezes não a alcançamos por não acreditarmos em nosso potencial e, portanto, não tentarmos atingi-lo.
Explicação:
Vivemos em uma sociedade competitiva, onde algumas características e realizações pessoais são enaltecidas, enquanto outras são esquecidas, desvalorizadas, desmerecidas. Diante disto, a maioria dos que desempenham alguma função que geralmente não é valorizada sente-se sem valor, pois permite que este seja estabelecido por fatores externos.
O valor e importância que damos a nós mesmos dependem de nosso autoconhecimento e autoaceitação. Autoaceitação significa aceitar a si mesmo como se é, gostar de si, respeitar seus sentimentos e escolhas. Não é se conformar e desistir de ser melhor, mas é um passo fundamental para a mudança. A autoaceitação leva à valorização pessoal e a uma autoestima elevada!
Para nos valorizarmos, é necessário que nos conheçamos, em primeiro lugar (ninguém valoriza o que não conhece). E para tanto é necessário fazer o exercício: olhar para dentro de si, observar o que tem de bom e o que não é tão bom assim, prestar atenção nas capacidades e nas falhas, pois, como seres humanos, temos qualidades, podemos fazer muitas coisas boas, mas também temos pontos negativos, e que queremos/devemos mudar, mas só mudaremos alguma característica considerada negativa se tivermos uma aceitação incondicional de nosso ser.