O pós-modernismo ameaça encarnar hoje estilos de vida e de filosofia nos quais viceja uma ideia tida como arqui-sinistra: o niilismo, o nada, o vazio, a ausência de valores e de sentido para a vida. Mortos Deus e os grandes ideais do passado, o homem moderno valorizou a Arte, a História, o desenvolvimento, a Consciência Social para se salvar. Dando adeus a essas ilusões, o homem pós-moderno já sabe que não existe Céu nem sentido para a História, e assim se entrega ao presente e ao prazer, ao consumo e ao individualismo. [...]. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o pós-modernismo. Assinale V quadno a opção for verdadeira ou F quando for falsa.
( ) A concepção da supremacia divina no destino do homem, originária da Idade Média, predominou entre os pensadores modernos e permanece entre os pós-modernos;
( ) A chamada pós-modernidade ou período pré-religioso caracteriza o espaço como meio de difusão generalizada, do global para o universal e uso constante das novas tecnologias .
( ). Os valores a que se refere o texto abrangem concepções de caráter ético, moral, cultural e estético, dentre outros, que fundamentam as relações entre os homens comuns e os monges, nas sociedades medievas;
( ) O pós-modernismo, associado ao consumo e ao individualismo, reforça os conteúdos e os princípios do mundo capitalista contemporâneo.
a) F,F,V,F
b) V,V,V,V
c) F,F,F,V
d) F,F,V,V
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
c) F,F,F,V verificada pelo gabarito
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás