“O tipo de colonização estabelecida no Brasil foi centrado numa ocupação do território de modo a viabilizar a produção agrícola de interesse para o mercado europeu, ou seja, nossa economia era baseada num modelo agrário-exportador dependente. Assim, a economia brasileira se expandiu em torno do engenho de açúcar e prosperou através do trabalho dos índios, inicialmente, e dos escravos. Portanto, nossa economia desenvolveu-se centrada no latifúndio, na escravatura e na monocultura. A educação e o ensino que se estabeleciam carregavam estas marcas” (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos).
A partir dessa realidade social, como podemos perceber que tipo de educação se estabelece no Brasil? Assinale a alternativa correta:
a. Com essa realidade social, podemos perceber que a educação não era primordial, pois as atividades agrícolas não exigiam formação especial.
b. Numa sociedade agrária e escravista, o interesse pela educação é quase nulo, portanto, a quantidade de analfabetos era muito grande.
c. Não havia interesse na educação para o trabalho. Ela era realizada de maneira informal no próprio ambiente de trabalho, sem nenhuma regulamentação nem organização.
d. Com essa realidade social, podemos perceber que a educação é restrita, elitista, destinada à erudição das classes dirigentes, sem compromisso com o mundo do trabalho; portanto, a educação e o ensino se fazem no sentido de valorizar a literatura e a retórica e desprezar as ciências e as atividades manuais.
e. Todas as alternativas estão corretas e se complementam para melhor responder à questão proposta.
priscilasouzaff2016:
Resposta correta: letra E
Respostas
respondido por:
7
Resposta:d
Explicação:
Com essa realidade social, podemos perceber que a educação é restrita, elitista, destinada à erudição das classes dirigentes, sem compromisso com o mundo do trabalho; portanto, a educação e o ensino se fazem no sentido de valorizar a literatura e a retórica e desprezar as ciências e as atividades manuais.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás