• Matéria: Português
  • Autor: rafaellalobo1910
  • Perguntado 4 anos atrás

Resumo sobre hiperônimos

Respostas

respondido por: nicollymariadonascim
0

Resposta:

► Hiperônimos: Do grego hyperonymon (hyper = acima, sobre/ onymon = nome), são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos. Fazendo uma comparação com a Biologia, podemos dizer que os hiperônimos seriam os gêneros, isto é, palavras que apresentam características comuns. Observe os exemplos:

Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo.

Legume é hiperônimo de batata e cenoura.

Galáxia é hiperônimo de estrelas e planetas.

Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.

Doença é hiperônimo de catapora e bronquite.

Os hiperônimos podem ser relacionados com o gênero, enquanto os hipônimos podem ser associados à espécie, estabelecendo assim noção de hierarquia

Os hiperônimos podem ser relacionados com o gênero, enquanto os hipônimos podem ser associados à espécie, estabelecendo assim noção de hierarquia

► Hipônimos: Do grego hyponymon (hypo = debaixo, inferior/ onymon = nome), são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras. Fazendo novamente uma comparação com a Biologia e seus termos, os hipônimos seriam as espécies, isto é, palavras que estão ligadas por meio de características próprias. Vejamos alguns exemplos que certamente irão te ajudar a compreender um pouco melhor essa questão:

Maçã e morango são hipônimos de fruta.

Vermelho e verde são hipônimos de cor.

Brócolis e couve-flor são hipônimos de verdura.

Flores e árvores são hipônimos de flora.

Gripe e pneumonia são hipônimos de doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso você tenha dificuldade para lembrar a função de cada um dos elementos estudados agora, basta se lembrar da etimologia das palavras: o prefixo hiper está associado à ideia de excesso, enquanto o prefixo hipo está relacionado com a ideia de escassez. Além de serem importantes para a Semântica, os hiperônimos e hipônimos estão intrinsecamente relacionados com a coesão textual, isso porque são elementos importantes para a retomada de ideias anteriores em um texto, evitando assim a repetição desnecessária de ideias e expressões. Hiperônimos e hipônimos são palavras que pertencem a um mesmo campo semântico, podendo, portanto, desempenhar função anafórica em um texto. Observe:

Cravos, margaridas, begônias, hortênsias e lírios foram plantados por mamãe no jardim. Em menos de um ano, com a chegada da primavera, todas as flores romperam.

Flores é hiperônimo de cravos, margaridas, begônias, hortênsias e lírios. O termo foi empregado para evitar a repetição dos hipônimos.

Explicação:

Espero ter ajudado bons estudos!!

respondido por: kikiwolffofi
0

Resposta:

Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. Por exemplo, a palavra flor está associada a todos os tipos de flores: rosa, dália, violeta, etc.

Perguntas similares