• Matéria: História
  • Autor: gabrielleana044
  • Perguntado 4 anos atrás

O que foi o imperialismo na África e na Ásia e quais as suas principais consequências​

Respostas

respondido por: raimarasilma
3

Resposta:

O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania. Como o próprio nome já sugere, o Imperialismo foi responsável pela formação de gigantes impérios ultramarinos.

Explicação:

espero ter ajudado!!

respondido por: Mxoatop
2

O imperialismo afro-asiático, também conhecido como neocolonialismo, foi uma política nacional, principalmente de nações europeias, unificadas e com um grau considerado elevado de industrialização interna, que visava a expansão dos interesses internos sobre nações externas, através da dominação, política, econômica e (às vezes) territorial das mesmas.

Dada a expansão do processo produtivo, advindo das mudanças no cenário industrial europeu, durante os séculos XVIII e XIX, a produção interna se tornou tão extensa, que a maioria das nações industrializadas se viram quase que "obrigadas" a encontrarem novos mercados consumidores. Somado a essa procura, se tornou também necessário encontrar novas fontes de matéria-prima, dado que os recursos europeus, além de muitas vezes naturalmente escassos, se encontravam nesse estado dada a intensa exploração industrial.

É da união do empresariado europeu com o próprio Estado, que se forma o imperialismo. Este, expandiria sua área de influência política, aquele, acabaria por expandir mais ainda seus potenciais de lucro.

Entretanto, toda dominação deveria ter uma justificação. Uma nação não poderia invadir outra sem um motivo aparente. E foi, com a deturpação dos recém realizados estudos de Darwin sobre o evolucionismo, que as nações da Europa encontraram a razão no qual poderiam, "cientificamente", serem imperialistas. Surge o darwinismo social, a ideia de que é dever do homem branco europeu, "mais evoluído", levar a "civilização e o progresso" às nações que se encontravam em estado de pré-civilização, de barbárie.

Os principais exemplos de países imperialistas nessa época da Europa foram o Reino Unido e a França. Ambos são imperialistas, mas se diferenciavam na forma de administrarem suas "neocolônias".

O Reino Unido dominava os setor econômico e de infraestrutura, mas relegava a administração política as elites da região, a base de mandatos. Não integravam as áreas dominadas ao seu território formal, eram considerados protetorados do Império Britânico, não cidadãos do Reino Unido.

Já a França, além de dominar os setores de infraestrutira e da economia, controlava também o politico, pois anexava todo território administrado ao governo francês. Assim, na lei, não havia distinção entre um cidadão da colônia e um da metrópole, pois todos seriam franceses. Na realidade, a distinção era amplamente presente, dada ao preconceito instigado pela mentalidade darwinista social da população europeia.

É importante ressaltar que não é apenas a Europa que se apresentou imperialista nessa "Era dos Impérios". Os E.U.A. e o Japão, mesmo não fazendo parte do continente europeu, praticaram amplamente as políticas atualmente consideradas imperialistas.

Perguntas similares