Respostas
Resposta:
Nas lutas greco-romana e livre, o objetivo primário é conseguir imobilizar o adversário com os ombros colados ao chão. Para tentar o golpe, os lutadores têm dois rounds de três minutos, com um intervalo de 30 segundos no meio. ... Golpes de impacto, como socos, chutes e cotoveladas, são proibidos.
Objetivo e regras
Em ambos os estilos da modalidade, o objetivo é imobilizar o oponente, pressionando-o com as costas contra o solo. Esse golpe é decisivo para o encerramento da luta. No entanto, há também outras formas de pontuação, a partir dos golpes aplicados. Desse modo, caso o golpe decisivo não ocorra, a vitória é concedida ao ou à atleta que somar a maior pontuação durante a luta.
Regras
A luta ocorre em um tablado quadrado de 12 metros em cada lateral, com uma zona de combate circular com 9 metros de diâmetro ao centro. Além disso, o combate possui duração de dois rounds de três minutos cada, com intervalo de 30 segundos.
Os golpes têm pontuação atribuída de 1 a 5, estabelecidos em tabelas conforme grau de dificuldade da execução dos movimentos.
Se um(a) lutador(a) abrir 10 pontos de vantagem é automaticamente considerado(a) vencedor(a) da disputa.
Em caso de empate ou ausência de pontos de ambas as partes, um terceiro round (prorrogação) é realizado. Se mesmo assim permanecer o empate, os juízes decidem a vitória.
A finalização com vitória definida pelos juízes tem como critério a aplicação de golpes bem sucedidos, assim como a motivação para o ataque.
Golpes proibidos, como socos, chutes, cotoveladas, puxões de cabelo, torções em geral e estrangulamento são sujeitos à desclassificação do infrator.
Essas são as regras básicas da luta greco-romana. Agora que você já as conhece, veja a seguir caraterísticas dos principais golpes dessa modalidade.