“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56)
O texto acima se refere a um discurso mítico ou a um discurso filosófico?
Justifique sua resposta com os próprios elementos do texto.
2) Leia o texto com atenção e responda.
“A filosofia é a disciplina que permite que o indivíduo tenha uma atitude de admiração. Por que admiração? Por que estranhamento? Admiração é a categoria que nos possibilita tomar consciência da nossa própria ignorância. Ignorância entendida aqui como ausência de conhecimento. É essa categoria que estimula a abertura para o saber, o conhecer.” (PRATES, Admilson Eustáquio. O Fazer Filosófico. Montes Claros: Unimontes, 2006.)
Explique a relação entre a admiração e ignorância com a possibilidade de se fazer filosofia.
Respostas
respondido por:
2
- 1) Mítico, pois há a presença de seres imaginarios mitológicos.
- 2) A partir do momento que o homem mostra admiração por algum fenômeno, ele está tendo um pensamento filosófico. Pois quando não admiramos algo, significa que não estamos interessados, e a falta de interesse gera a ignorância.
Espero ter ajudado!
Nyxxx02:
Se puder, vc poderia marcar como melhir resposta para me ajudar pfv?
respondido por:
1
Resposta:
1 mitico pois a presença dos seres imaginários mitológicos
Explicação:
a 2 eu não sei
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás