Está correndo mundo a história da conspiração na marinha. Ao que se sabe, os conspiradores pretendiam depor o governo. O plano era, como se vê, de uma extrema simplicidade e os fins de uma perfeita política. O nosso sistema eleitoral faz a mesma coisa. (...) Os oficiais da marinha não conseguiram seus fins e vão ser punidos. Se há probidade na justiça deste país, eles deveriam pedir que a pena em que incorrerem seja extensiva a todos os cidadãos que fizeram eleições para substituir governos. A conspiração dos marinheiros não derramou sequer uma gota de sangue, ao passo que nas eleições são incontáveis as vítimas que pagam com a vida a honra de substituir homens por homens deixando as coisas piores do que dantes.(Revista Careta, nº 731, ano XV, 24-6-1922, p. 16.)O texto faz alusão à/ao *
1 ponto
a) Movimento dos marinheiros do Rio de Janeiro, envolvendo oficiais e marujos, que reivindicava o fim dos abusivos castigos corporais.
b) Revolta da Armada, liderada por altos oficiais que reivindicavam imediatas eleições presidenciais.
c) Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, no contexto dos movimentos tenentistas e antioligárquicos.
d) Revolta Paulista, encabeçada por diversos oficiais da marinha e do exército, tendo como principal objetivo a deposição do presidente republicano.
Respostas
respondido por:
1
A afirmativa correta é a letra c) Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, no contexto dos movimentos tenentistas e antioligárquicos.
O texto descrito na questão se refere ao acontecido na Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que estava inserida nos movimentos tenentistas e antiologárquicos.
Essa revolta foi proveniente de uma conspiração na marinha, onde os responsáveis pela mesma desejavam realizar a deposição do governo. De forma que o plano objetivava ser implantado de forma simples através de uma política considerada por eles como perfeita.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás