• Matéria: História
  • Autor: ariane7872178
  • Perguntado 4 anos atrás



ATIVIDADES



Após a leitura das características principais das grandes navegações, elabore um texto, com no mínimo 15 linhas, sobre as mesmas, mencionando as contribuições europeias e africanas para a formação da cultura brasileira.

Dica: Costumes trazidos pelos negros (dança, culinária, modo de vestir, idioma), religião católica trazida pelo português, miscigenação (negro, branco e índio).









As Grandes Navegações



+ Séculos XV e XVI = os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, visando descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.



Objetivos

+ Século XV = europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos) tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos, bem como da rota do Mediterrâneo.

+ Portugal e Espanha queriam ter acesso direto às fontes orientais - Índias -, para poderem também lucrar com este interessante comércio.

+ Necessidade de conquistas de novas terras, conseguindo matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.

+ Igreja Católica estava interessada neste empreendimento = novos fiéis.

+ Reis interessados = financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época.



Pioneirismo Português e desafios encontrados

+ Grande experiência em navegações - pesca de bacalhau

+ Investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza.

+ Centro de estudos = Escola de Sagres.

+Perigos imaginários = mar habitado por monstros, espécie de “prato” em que o navio despencaria

+ Perigos reais = tempestades que afundariam o navio.

+ Instrumentos = bússola, o astrolábio e a balhestilha (localização pelos astros como pontos de referência), Portulano (carta náutica)

+ Nau, Caravelas e Galeões = capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens.

+ 1498 = Chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama chegou a Calicute nas Índias, após realizar o Périplo Africano (navegando ao redor do continente africano). Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.



Navegações Espanholas

+ O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste, pois tinha o conhecimento de que o planeta era redondo.

+ 1492 = as caravelas de Colombo partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Chegaram às ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente.

+ Anos mais tarde, o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus.

+ Em contato com os índios da América (maias, incas e astecas), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro, além de destruírem as culturas dos nativos.



Tratados

+ 1493 = Papa Alexandre VI edita a Bula Intercoetera, que determinava a partilha do mundo ultramarino entre espanhóis e portugueses. 100 léguas a leste de Cabo Verde destinava a Portugal, sendo o restante pertencente à Espanha.

+1494 = Tratado de Tordesilhas => Portugal ficaria com as terras recém-descobertas que estavam a leste da linha imaginária de 370 léguas das ilhas de Cabo Verde, bem como a Espanha ficaria com as terras a oeste desta delimitação.



“Descobrimento do Brasil”

+ 1492 = Colombo poderia ter avistado terras do Amapá até chegar à América Central.

+ 1498 = Duarte Pacheco Pereira chegou às terras do Pará e Maranhão, até explorando-as. A Coroa portuguesa manteve em segredo para não aguçar a cobiça espanhola.

+ 1499-1500 = Vicenti Pinzón = desembarque no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, ou na Ponta do Mucuripe, no Ceará.

+ 1500 = Pedro Alvares Cabral avista o Monte Pascoal e desembarca em Porto Seguro-BA. Há historiadores que tentam provar que este descobridor avistou o Pico do Caboji, no Rio Grande do Norte, e que o desembarque se deu em Touros-RN e não em terras baianas. Marco zero não seria Porto Seguro-BA.































Respostas

respondido por: robertasara052
0

Resposta:

wiaoaoqueauakeudiqkf qkfiajhfjdfokalladjjd iwi keiwisoalalak ksigujd da iqkfiakfkviwvj

+ 14999

Perguntas similares