Escolha uma frase da peça que possa ser lida como síntese da personalidade de cada uma das seguintes personagens: Fidalgo; Onzeneiro; Parvo; Sapateiro; Frade; Brígida Vaz; Judeu; Corregedor; Enforcado; Cavaleiros.
(É PARA FAZER UMA FRASE QUE PODE SER LIDA COM SINTESE DA PERSONALIDADE DE "CADA" PERSONAGEM)
Respostas
Resposta:
Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português e uma de suas peças mais conhecidas é o Auto da Barca do Inferno, primeira parte da Trilogia das Barcas. Neste texto, você conhecerá mais sobre essa famosa peça vicentina, além da vida do autor e contexto de produção da obra.
Personagens:
Anjo: comanda a barca do céu;
Diabo: comanda a barca do inferno;
Companheiro do Diabo: acompanha o Diabo na barca;
Fidalgo: representação da nobreza;
Onzeneiro: agiota, representação da avareza;
Joane, o Parvo: representação do ser sem malícia;
Frade: representação de integrantes da Igreja que não se comportam conforme a doutrina que pregam;
Florença: acompanhante do Frade;
Brízida Vaz, Alcoviteira: representação da falta de moralidade relacionada à sexualidade;
Judeu: personagem que é recusado tanto pelo Anjo quanto pelo Diabo, mas é carregado em um reboque pelo último. É importante salientar que, na época da peça, os judeus eram perseguidos pela corte e chegaram a ser expulsos de Portugal por Dom Manuel I;
Corregedor e Procurador: referência ao abuso de poder por parte de pessoas de influência;
Enforcado: personagem que acreditou que sua morte indigna o livraria dos pecados cometidos;
Quatro Cavalheiros: personagens glorificados pelo sacrifício que fizeram a Cristo;
Resumo:
A peça Auto da Barca do Inferno começa no momento em que um Fidalgo tenta entrar na barca do céu, mas o Anjo não permite e salienta que ele não tratara bem os pobres em vida. O Diabo, comandante da barca do inferno, aceita sua entrada, mas sem a luxuosa cadeira que carregava. Posteriormente, um agiota também tenta embarcar na arca que iria ao céu e recebe a recusa do Anjo, não havia espaço suficiente para toda a ambição do homem.
O próximo sujeito era de pouca inteligência, um Parvo. Devido à ausência de malícia em sua personalidade, o Anjo permite sua entrada. Em seguida, um Sapateiro embarca na barca do inferno, uma vez que não havia espaço na barca do céu para suas ferramentas de trabalho, instrumentos que utilizara para enganar seus clientes enquanto vivo.
Um Frade chega acompanhado de uma moça e o Parvo comenta sobre a união imoral do casal. Assim, ao reconhecer sua posição pecaminosa, o Frade embarca na barca do inferno. A próxima a chegar é uma Alcoviteira, que, ao importunar o Anjo, é encaminhada à barca do inferno por conta de seus atos terrenos. Da mesma forma, um judeu e dois burocratas que praticaram pecados utilizando seus poderes de influência.