1) (Enem – 2017 - adaptado) Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de 1990. Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como: *
1 ponto
a) as transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio.
b) o empobrecimento da classe média e a consequente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença.
c) o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta.
d) as modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor.
2) (Fuvest-SP - adaptado) Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação: *
1 ponto
a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
Respostas
Resposta:
1) C
2) D
Explicação:
1)A malária é uma doença causada por um protozoário apicomplexo do gênero Plasmodium sp., a principal forma de contágio por essa doença é por meio da picada do mosquito-prego do gênero Anopheles sp. .Assim, com um aumento na migração para áreas internas das florestas, locais de proliferação do mosquito-prego, a tendência da contaminação humana à malária tende a aumentar.
2)A doença de Chagas é causada por um protozoário flagelado da espécie Trypanossoma cruzi. Seu contágio ocorre, principalmente, por meio do contato com fezes com o barbeiro infectado (quando o barbeiro pica e se alimenta, ele simultaneamente defeca na região), especialmente os da espécie Triatoma infestans. Em um primeiro momento, o protozoário se encontra no sangue da pessoa infectada, e, dessa forma. se ela doar sangue, o receptor sanguíneo está fadado a contrair a doença.
As transformações do clima e o efeito estufa interferem diretamente no aumento de casos de malária já que o clima quente favorece o desenvolvimento dos mosquitos e aceleram o processo de digestão, fazendo com que eles se alimente com maior frequência, aumentando o risco de infecção e transmissão da doença, portanto a resposta correta da questão 1 é a alternativa A.
A transmissão da doença de chagas pode ocorrer de várias formas. Através da transfusão de sangue de doador portador da doença, ou a transmissão pela placenta (mãe para filho), logo a resposta correta para a questão 2 é a alternativa D.
Porém a transmissão também pode ocorrer por ingestão de carne contaminada, acidentalmente em laboratórios. E mais comumente através das fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa que está sendo picada. A picada provoca coceira, causando micro rupturas na pele o que facilita a entrada do tripanossomo no organismo, podendo ocorrer também pelos olhos, nariz, boca ou por feridas e cortes recentes.
https://brainly.com.br/tarefa/731231https://brainly.com.br/tarefa/5980589