• Matéria: Geografia
  • Autor: skshsksnxnsjsbshs
  • Perguntado 4 anos atrás

Sabendo que a Amazônia recebe, principalmente, a influência da Massa de ar Equatorial Continental e Massa de ar Equatorial Atlântica, descreva quais as consequências do recebimento dessas massas de ar na região amazônica
PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM ME AJUDAR, FICAREI MUITO FELIZ​

Respostas

respondido por: laryssaaischa
3

Resposta:

Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste. Tem seu centro de origem no oceano Atlântico. A massa equatorial atlântica é quente e úmida.

- Massa equatorial continental (mEc) –É uma massa quente e úmida. Localiza-se na porção noroeste da Amazônia, fica praticamente todo o ano. É a única continental (que se localiza acima dos continentes) úmida no globo, pois, como regra geral, as massas de ar oceânicas são úmidas e as continentais secas. Sua umidade pode ser explicada principalmente por causa da presença da floresta Amazônica. Tem o centro de origem na parte ocidental da Amazônia

- Massa Tropical atlântica (mTa) – Quente e úmida, originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio ( que passa pela cidade de São Paulo), tem uma enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil (do nordeste até o sul).

- Massa tropical continental (mTc) – Originário na depressão do Chaco (parte da Argentina e do Paraguai) abrange uma área de atuação muito limitada. Ela é quente e seca.

- Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura.

Explicação:


skshsksnxnsjsbshs: deus te abençoe muito obg
laryssaaischa: foi nd ;)
Perguntas similares