• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto abaixo.

Nas ondas do rádio

Todas as manhãs, quando saio de casa e entro no carro, a primeira coisa que faço é ligar o rádio. Ouvir música, notícias e partidas de futebol pelo rádio é um hábito que tenho desde a adolescência. Embora, quando nasci, a televisão já tivesse invadido a maioria dos lares brasileiros, o rádio sempre foi um bom companheiro.


Ele sempre teve presença marcante como meio de comunicação ágil e de fácil acesso. Devido à sua natureza de transmissão de sinais, as emissoras conseguem propagá-los por longas distâncias. Dependendo da frequência em que são transmitidos, os sinais podem ser captados a milhares de quilômetros.


As emissoras transmitem seus sinais por meio de ondas eletromagnéticas, que são oscilações em fase de campos elétricos e magnéticos. Tais ondas foram previstas teoricamente pelo físico britânico James Clerk Maxwell (1831-1879), que consolidou as leis do eletromagnetismo, mostrando inclusive, em 1879, que a luz era uma forma de onda eletromagnética. Em 1888, o físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894) produziu ondas eletromagnéticas a partir de um oscilador, comprovando as ideias de Maxwell.


Em 1896, o físico italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) desenvolveu o primeiro sistema prático de transmissão de sinais sem fio, com base em trabalhos anteriores do engenheiro austríaco Nikola Tesla (1856-1943). Embora, de fato, Tesla tenha realizado experimentos demonstrando a transmissão de sinais por ondas eletromagnéticas antes de Marconi, coube a este último desenvolver o equipamento para aplicações práticas como as que conhecemos hoje. Marconi, juntamente com o físico alemão Karl Ferdinand Braun (1850-1918), foi agraciado com o Nobel de Física em 1909 por esses avanços na transmissão de sinais sem fio.


OLIVEIRA, Adilson de. Nas ondas do rádio. In: Ciência hoje. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015.

Fragmento. (P091401H6_SUP)


O trecho desse texto que traz uma opinião é:


“... a primeira coisa que faço é ligar o rádio.”. (1º parágrafo)


“... o rádio sempre foi um bom companheiro.”. (1º parágrafo)


“... as emissoras conseguem propagá-los por longas distâncias.”. (2º parágrafo)


“... os sinais podem ser captados a milhares de quilômetros.”. (2º parágrafo)


ESCOLHER A ALTERNATIVAS

Respostas

respondido por: daviagm
55

Resposta:

Segunda opção

(“... o rádio sempre foi um bom companheiro.”. (1º parágrafo)

respondido por: ferreiragc2012p7c13k
35

Resposta:

o radio sempre foi um bom companheiro

Explicação:

ele da a sua opinião ao rádio dizendo lhe que ele é um bom companheiro  


Anônimo: VC TBM E MELHOR RESPOSTA OBG
Perguntas similares