• Matéria: Sociologia
  • Autor: jjgeral22
  • Perguntado 4 anos atrás

Observe atentamente a charge:
Ela foi utilizada como uma forma de crítica à
manutenção do vestibular do Enem 2020.
Ela demonstra uma realidade muito
conhecida por nós no que se refere ao
Ensino Remoto Emergencial (ERE),
implementado durante o decreto do
isolamento social em decorrência da
pandemia do Covid-19.
17
Comando da questão:
A partir de suas leituras e análises, considerando o panorama da questão naquele momento,
produza um texto dissertativo-argumentativo em que você explicite com argumentos a
desigualdade presente nessa realidade e proponha intervenções a essa triste questão:

Anexos:

jjgeral22: alguém me ajuda pleaseeeeeeeeeee!
p4021: preciso dessa tbm

Respostas

respondido por: juliaviana464
84

Resposta:

O processo de autoexclusão das populações mais vulneráveis durante a pandemia foi um dos fatores que mais contribuiu para aumentar o índice de abstenção no Enem 2020. Isso afetou principalmente os alunos do ensino médio que não têm acesso aos meios de comunicação ou tecnologias mais sofisticadas para o estudo.

Tendo isso em vista, o Enem foi criado para ser um exame de inclusão, não de exclusão, que foi o que aconteceu. É válido ressaltar que, para quem é da rede privada, há ainda o suporte de atividades extras como cursinhos e demais meios de estudos que podem otimizar a entrada nas universidades.

Na minha opinião, deveriam ter mais empatia com os alunos que precisam, muitas vezes, disso para ter a tão sonhada vaga. Simplesmente foi um descaso com os alunos, mesmo com os treineiros ou com os concluintes. Os jovens são sim o futuro do nosso país, deveriam ter mais responsabilidade com nossa educação e com a nossa saúde que estava em jogo naquele momento, pois 30 alunos em uma sala fechava é sim um risco. No mais, vimos alunos totalmente despreparados em sem psicologico nenhum para realizar a prova.

Explicação:

Espero ter ajudado :D

respondido por: JessicaMeiraSouza
25

A redações dissertativas-argumentativas solicitadas no Enem, tem como objetivo fazer com que o aluno reflita sobre a sua realidade pessoal, em contraponto com outras realidades, outros cenários sociais.

O Ensino Remoto Emergencial levantou uma polêmica muito grande em todo o país e dividiu opiniões, pois de um lado temos uma parcela pequena da sociedade, que conseguiu mesmo com alguns percausos, se adaptar ao ensino EAD, seja com facilidade no aprendizado individual, ou com a estrutura necessária para tal.

Mas por outro lado temos um grande número de pessoas que tem sofrido para conviver com essa nova realidade.

Nesta redação, o objetivo é trazer o ensino remoto vivenciado por você ou pelo menos aquele que você conhece e levantar uma posição frente a isso, com pequenas teorias (base de dados ou pesquisas) que possam consolidar seus argumentos.

Ao final, quando se pede uma intervenção, a banca pede que seja trazida uma solução para o problema, mas indiretamente essa solução precisa ser desempenhada pela sociedade, de forma que não envolva intervenções do Estado.

O objetivo é fazer com que a sociedade conheça, compreenda e aprenda a lidar com seus próprios conflitos, o que é cotidianamente vivenciado, principalmente no Brasil.

Espero ter ajudado!

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7221329

Anexos:

ot4vi0: vlw <3
Perguntas similares