O sistema digestório humano é o sistema responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção. Sabedores disso, ao ingerir pão e carne em uma refeição: A) digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile. B) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina.
C) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.. D) digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão. E) digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.
Respostas
Letra E
a Saliva contem uma enzima do tipo amilase, chamada ptialina, que age sobre o amido e o transforma em muitas moléculas de maltose, uma variedade de açúcar formada pela união de duas moléculas de glicose.
a saliva umidece o alimento. isso auxilia a mastigação e o deslocamento do alimento através da faringe e do esôfago. Depois de algum tempo na boca, o alimento é engolido e passa para a faringe.
o estomago é revestido internamente por uma membrana chamada mucosa gastrica , que possui glândulas especiais para a fabricação do suco gastrico.
um dos componentes desse suco é o acido cloridrico , substancia responsável pela considerável acidez que ele apresenta. o suco gástrico contem também uma enzima chamada pespsina, que digere proteinas.
pouco a pouco, o alimento deixa o estomago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão dos alimentos se completa. ele é revestido internamente por uma membrana chamada mucosa intestinal; suas celulas fabricam o suco intestinal ou suco enterico.