Respostas
1 - Variação geográfica (diatópicas) : Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.
EX.: Celular, Ônibus, Trem (Brasil); Telemóvel, Autocarro, Comboio (Portugal)
2 - Variações históricas (diacrônicas) : As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
EX.: Vossa mercê → Vosmecê → Você → Cê
3 - Variações sociais (diastráticas) : As variações sociais são as diferenças de acordo com o grupo social do falante. Embora tenhamos visto como as gírias variam histórica e geograficamente, no caso da variação social, a gíria está mais ligada à faixa etária do falante, sendo tida como linguagem informal dos mais jovens (ou seja, as gírias atuais tendem a ser faladas pelos mais novos).
EX.: (exemplo desse tipo de variação são os socioletos)
4 - Variações estilísticas (diafásicas) : As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.
EX.: No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente em relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha.