1. O que Portugal precisava fazer para ampliar sua participação no comércio de especiarias?
2. Sabemos que o pioneirismo de Portugal nas grandes navegações tem vários motivos: centralização do poder;a
experiência na navegação em mar aberto;o desenvolvimento de técnicas de navegação; conhecimentos necessários
a navegação e por fim a Revolução de Avis. Expliquea Revolução de Avis.
3. O que permitiu aos portugueses a chegada de Vasco da Gama a India?
4. Explique como Portugal se tornou o império Ultramarino?
Respostas
Resposta:
1. R: Sabemos que o pioneirismo de Portugal nas grandes navegações tem vários motivos: centralização do poder;a. ... experiência na navegação em mar aberto;o desenvolvimento de técnicas de navegação; conhecimentos necessários.
2. R: Revolução de Avis é o nome dado à Crise de 1383, sucessão de eventos responsáveis pela proclamação de João, Mestre de Avis, como rei de Portugal. ... João I garantiu o fim da crise sucessória experimentada por Portugal entre 1383 e 1385, consolidando a independência de Portugal em relação ao Reino de Castela.
3. R: fevereiro de 1498, Vasco da Gama seguiu para norte, desembarcando no amistoso porto de Melinde – rival de Mombaça – onde foi bem recebido pelo sultão que lhe forneceu um piloto árabe, conhecedor do Oceano Índico, cujo conhecimento dos ventos de monções permitiu guiar a expedição até Calecute, na costa sudoeste
4. R: A história do Império ultramarino português remete ao ano de 1419, quando navegadores de Portugal iniciaram um processo de exploração ao redor da costa africana. ... Desta forma, a nação portuguesa torna-se alvo de três grandes rivais da Espanha: França, Holanda e Grã-Bretanha.
.
.
espero ter ajudado :)