Na França, apesar da unificação de feudos ter sido iniciada no século X, apenas no século XIII o poder passou a estar totalmente centralizado nas mãos do rei. Isso aconteceu a partir do reinado de Filipe IV, que governou de 1285 a 1314.
A atuação desse monarca foi considerada decisiva para a centralização de poder na França, pois ele buscou
submeter suas vontades às do papa.
aliar seus interesses aos da burguesia.
impedir o desenvolvimento do comércio.
invadir o território pertencente à Inglaterra.
Respostas
Resposta:
aliar seus interesses aos da burguesia.
Explicação:
porque Felipe IV soube atuar junto da burguesia para consolidar seus interesses – e os dos burgueses – e, dessa forma, assegurar a centralização do poder político e o estabelecimento de um reino unificado na França.
Resposta:
alternativa B (aliar seus interesses aos da burguesia.)
Explicação:
A alternativa B está correta porque Felipe IV soube atuar junto da burguesia para consolidar seus interesses – e os dos burgueses – e, dessa forma, assegurar a centralização do poder político e o estabelecimento de um reino unificado na França.
A alternativa A está incorreta porque o rei Felipe IV foi o responsável por desafiar a autoridade do papa na França, interferindo diretamente na Igreja Católica para consolidar seus interesses e os da burguesia, centralizando o controle do poder político em suas mãos. A alternativa C está incorreta porque entre os interesses da burguesia garantidos pelo rei estava o livre desenvolvimento da atividade comercial, o que contribuiu consideravelmente para o enriquecimento e a ascensão da burguesia mercantil. A alternativa D está incorreta porque, embora a guerra contra a Inglaterra (Guerra dos Cem Anos) tenha sido determinante para a centralização do poder político na França, não houve a invasão de um território inglês, mas a disputa pela região de Flandres.