Respostas
Resposta:
- Mercúrio
- Saturno
- Vênus
- Júpiter
- Terra
- Urano
- Netuno
Explicação:
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu no céu noturno e são conhecidos por civilizações humanas desde a Antiguidade. Esses nomes são homenagens a deuses romanos, tradição que seguiu pelo mundo ocidental. Outros povos, no entanto, batizaram esses corpos celestes de forma diferente. Na Ásia, Marte era a Estrela de Fogo. Para os orientais, Júpiter era a Estrela de Madeira.
A oficialização veio em 1919, com a criação da União Astronômica Internacional (IAU), que definiu os critérios de nomeação. As estrelas, por exemplo, são nomeadas com siglas. Os planetas-anões, por sua vez, devem ter nomes pronunciáveis. Atualmente, existem cinco planetas anões identificados em nosso Sistema Solar, cada um com o nome de um deus das mitologias grega, polinésia ou romana: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.
Mercúrio
Mais próximo do Sol, é o planeta que completa a volta na estrela mais rápido. Os gregos o chamavam de Hermes, em alusão ao mensageiro do Olimpo mais veloz. Mercúrio é a versão romana desse deus.
Vênus
Os astrônomos da Antiguidade se encantavam com o brilho do planeta no céu noturno. Por isso, foi batizado com o nome da deusa romana do amor e da beleza.
Terra
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
Marte
A cor vermelha marcante fez com que os romanos o batizassem com o nome do deus da guerra, Marte. Os egípcios o chamavam de O Vermelho. Na Ásia, era a Estrela de Fogo.
Júpiter
O principal deus romano dá nome ao maior planeta do Sistema Solar. Na Grécia, ele era Zeus. No oriente, seu nome era Estrela da Madeira.
Saturno
Um dos titãs e pai de Júpiter, Saturno nomeia o planeta no que pode ter sido uma representação de pai e filho pela mitologia romana. Saturno é o Deus da Agricultura dos romanos, o equivalente a Kronos, Deus pai de Júpiter, na mitologia grega.
Urano
O nome é uma homenagem ao deus grego do céu, mas seu descobridor tentou batizá-lo em tributo ao rei inglês Jorge III. A tentativa do astrônomo William Herschel não pegou no resto do mundo, e o Reino Unido acatou Urano em 1850.
Netuno
Por causa da cor azul, em 1846, foi batizado pela comunidade astronômica em homenagem ao deus romano dos mares.