SERMÃO DO BOM LADRÃO “Não são só ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas ou espreitam os que vão se banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam são enforcados, estes furtam e enforcam.”(Padre Antônio Vieira). De acordo com o texto lido, assinale a alternativa CORRETA: * 1 ponto a. O autor critica os ladrões porque eles invadem a propriedade alheia. b. Vieira acha que a propriedade privada deve ser defendida a qualquer custo, mesmo que para isso inocentes sejam confundidos com criminosos. c. O autor distingue dois tipos de ladrões: os que estão no poder e roubam os povos e os outros comuns que roubam e são enforcados. d. De acordo com o texto, o autor acha que apesar de haver dois tipos de ladrões, ambos devem ser enforcados, pois ladrão é sempre ladrão.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Alternativa 5: I, II, III.
Explicação: A afirmativa I é verdadeira, pois Vieira afirma que as pessoas que são apontadas pelos reis e agem de modo equivocado são ladrões piores e mais perigosos que aqueles que simplesmente roubam bolsas, denunciando as pessoas que, por meio deste procedimento, usavam a máquina pública para enriquecer.
A afirmativa II é falsa, pois Vieira não fala sobre penas desproporcionais (deixa subentendido, na verdade, que o tipo mais perigoso de ladrão não é sequer punido).
A afirmativa III é verdadeira, pois ao proferir este sermão Vieira estava denunciando publicamente pessoas dotadas de poder público que agiam de modo irregular, manifestando sua desaprovação.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás