Respostas
Oie. Boa noite.
Então, para escrevermos esse tipo de orações, precisamos saber um pouco das definições delas.
Uma oração é subordinada à uma outra (que chamamos de oração principal) quando ela só faz sentido na presença dessa outra. E, a partir disso, cada oração subordinada tem uma ideia principal, algo que ela expresse, daí vem os nomes "causal", "temporal", "concessiva", entre outros.
Fazendo e explicando como faz, vamos iniciar pela causal.
Pegou covid-19 porque andou sem máscara na rua.
Temos as duas orações, certo?
1. Pegou covid-19
2. porque andou sem máscara na rua
Você concorda que a número 1 faz sentido sozinha? Eu posso muito bem dizer isso para alguém e essa pessoa entenderia. Entretanto, se eu digo apenas "Porque andou sem máscara na rua", sem contexto, não faz sentido. A frase 2 precisa andar com a 1 porque ela é a causa de a 1 ter ocorrido. Por isso, é uma oração subordinada causal.
Indo para a oração temporal:
Esse tipo de oração subordinada, que também precisa da principal para fazer sentido, expressa a ideia de tempo, de quando algo está ocorrendo.
Uso roupas pretas desde que me conheço por gente.
As duas orações são:
1. Uso roupas pretas
2. desde que me conheço por gente.
Mais uma vez temos os exemplos que se eu digo a 1 ela faz sentido sozinha, mas se digo só a 2 ela fica solta. A 2 precisa da 1 para fazer sentido porque explica o tempo em que ela ocorre, sendo assim uma oração subordinada temporal.
Espero muito que tenha ajudado, tanto com as frases quanto com a explicação. Qualquer coisa, comenta aqui que eu te ajudo ;)