“O termo Primavera Árabe vem sendo dado pelos historiadores aos conflitos que vem acontecendo no Mundo Árabe, onde o povo daquela região, desde o começo do ano de 2011, luta por terras, pela democracia e o fim do autoritarismo imposto há anos em alguns países.”
Analise as considerações abaixo referentes à “Primavera Árabe”.
I – O Conselho de Segurança da ONU adotou, em 17 de março de 2011, uma resolução por meio da qual autorizava ataques aéreos da OTAN contra as forças do ditador líbio Kadhafi e manifestava apoio aos rebeldes.
II – Na Síria, o presidente Hosni Mubarak, após um governo de quase 30 anos, renunciou e entregou o poder ao Exército depois que o movimento popular centralizado na Praça Tahir exigiu reformas políticas democratizantes.
III – O Presidente da Tunísia, Ben Ali, caiu após crescentes protestos populares contra seu governo, caracterizado pela falta de democracia e pelas violações aos direitos humanos.
IV – A maior parte das manifestações populares no norte da África e Oriente Médio foi encabeçada por organizações fundamentalistas.
São considerações CORRETAS
a)I e III.
b)II e IV.
c)II, III e IV.
d) I, II e III.
Respostas
A alternativa correta é a Letra D: "I e III"
A Primavera Árabe é um termo utilizado para se referir aos movimentos de revolução popular nos países do Oriente Médio e Norte da África, que tinha por objetivo derrubar governos ditatoriais em seus territórios.
A Líbia foi um dos países a passarem por esse movimento e em 2011 conseguiu derrubar o ditador Muammar Kadhafi do poder. Entretanto, essa conquista foi feita após diversos conflitos e intervenção da OTAN.
Outro exemplo é foi a revolução na Tunísia, um dos primeiros países a passar pela Primavera Árabe. Após 1 ano do conflito e levantes popular, o presidente Ben Ali foi deposto.
Muito grupos fundamentalistas entraram para dar força para a população em alguns países e em outros para representar interesses próprios. Porém, a maior parte das manifestações populares é feita por civis.
Espero ter ajudado, bons estudos!