Respostas
Resposta:
nsbehwjsjmrmakrmm
Explicação:
dkmdnfn4jdjdjrkek
A geometria espacial teve início na História Antiga, em especial com os egípcios há cerca de 1.850 a.C, por meio de estudos extraídos de papiros. Dentre os principais documentos antigos podem ser citados o “Papiro de Rhind” e o “Papiro de Moscou”.
O Papiro de Moscou consiste em uma tira de 5,5 m de comprimento por 8 cm de largura, com 25 problemas, um desses resolvia o cálculo do volume do cilindro reto determinando o produto da área da base pelo comprimento da
Já o Papiro de Rhind é um documento de origem egípcia com data em 1650 a.C, que tem aproximadamente 5,5 m de comprimento e 0,32 m de largura. No Papiro contém 85 problemas ligados à aritmética e à geometria, com as respectivas soluções.
Os egípcios eram capazes de realizar cálculos e medidas de dimensionamento da terra. Esse conhecimento foi denominado pelos gregos de geometria. Já os filósofos como Pitágoras e Platão, associavam o estudo da geometria espacial ao estudo da metafísica e da religião, devido às formas abstratas que as figuras apresentam.
Muitos estudos antigos, de forma geral, se concentraram na grande área da geometria. Como o grego Euclides de Alexandria, em sua obra Os Elementos, apresentou alguns conceitos relacionados à trigonometria, mas representados por formas geométricas.
Somente no período do Renascimento foram retomados os estudos sobre a geometria espacial, até então adormecidos. O matemático Leonardo Fibonacci em 1220 escreveu a “Practica Geometriae”, uma coleção sobre Trigonometria e Geometria.
Conceitos primitivos
Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
Poliedros
Os poliedros são figuras formadas por três elementos básicos: vértices, arestas e faces. Seus principais representantes são as pirâmides e os
Os poliedros recebem nomes especiais de acordo com número de faces. Confira abaixo:
• Tetraedro: quatro faces;
• Pentaedro: cinco faces;
• Hexaedro: seis faces;
• Heptaedro: sete faces;
• Octaedro: oito faces;
• Decaedro: dez faces;
• Dodecaedro: doze faces;
• Icosaedro: vinte faces.
Na geometria espacial, os poliedros ainda são classificados em:
• Convexos: quando os poliedros se encontram totalmente no semiespaço que essa face determina.
• Côncavos: quando duas das faces do poliedro não estão contidas em apenas um semiespaço.