12
ca
de
na indica
Cerega
Hour
na frança
onina na Inglaterra
o que as jamais degen
to
onde acor
clesastres e Coisa
as Jonai
(
Respostas
Resposta:
Depois do ataque de Felipe 6º à região da Flandres, a marinha inglesa, em 1340, conseguiu derrotar os franceses no canal da Mancha, abrindo espaço para uma ofensiva.
Em 1346 e 1347, as batalhas de Crécy e de Calais, vencidas pelos ingleses, deram a estes o controle de grande parte do norte da França e do canal da Mancha. Contando com tropas mercenárias e armas mais poderosas, entre as quais se destacava o Grande Arco, que permitia lançar flechas a mais de 300 metros, e ainda com o apoio financeiro das cidades da Flandres, os ingleses eram militarmente muito superiores ao velho exército de cavaleiros franceses, cuja bravura foi ineficiente ante tropas mais bem treinadas e armadas. Apenas na batalha de Crécy, os franceses perderam 1.500 cavaleiros - contra apenas três cavaleiros e quarenta arqueiros ingleses mortos.
O avanço inglês foi detido por um fenômeno terrível que atingia a Europa nesse momento. Trata-se da Peste Negra, uma epidemia originária do Oriente e que encontrou nas cidades europeias um espaço ideal para sua disseminação. A peste disseminou-se com uma rapidez extraordinária desde o norte da Itália, onde começara a se manifestar em 1347, atingindo praticamente todas as regiões da Europa ocidental, sendo responsável pela interrupção da guerra.
Entretanto, as batalhas foram retomadas em 1356, com o ataque inglês ao centro-oeste da França. Nesse ataque, Eduardo 3º contou com o apoio de vários nobres franceses, notadamente o duque da Bretanha, que viam na aliança com os ingleses uma forma de ampliar seus domínios. O momento mais agudo dessa ofensiva inglesa foi a batalha de Poitiers, na qual os cavaleiros franceses foram aniquilados e o próprio rei da França, João 2º, o Bom, foi aprisionado pelos ingleses, vindo a morrer oito anos depois.