Qual a relação entre a afirmação abaixo contida na "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e o poema "Navio negreiro" de Castro Alves "Art. 1º Os Homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum; [...]" (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão) "Navio Negreiro", de Castro Alves Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de açoite... Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar... Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães: Outras moças, mas nuas e espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs!
Respostas
Resposta:
B) O artigo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão vai ao encontro ao poema de Castro Alves
Existe uma relação de conexão na busca pelo direito da liberdade.
De um lado, o poema "Navio negreiro" (de Castro Alves) relata um pouco da trajetória sofrida dos escravos africanos que vieram para o Brasil durante o período de colonização. Desse modo, o autor mostrou que aqueles homens e mulheres desejavam uma vida com liberdade e melhores perspectivas de futuro.
Por outro lado, a Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa bem claro que: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade" (no Art. 1º).
Sendo assim, o poema de Castro Alves e a Declaração Universal dos Direitos Humanos vão ao encontro da ideia de que homens e mulheres são livres para fazer escolhas.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/24751012
https://brainly.com.br/tarefa/7202341#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.5%2F5&text=Conta%20o%20sofrimento%20e%20a,filhos%20do%20mar%20%2Cde%20Ulisses%20.
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!