a) As condições sócio-históricas brasileiras fizeram com que muitos autores tomassem posições políticas e fizessem disso o cerne de parte de suas obras. Após ter lido o poema de Carlos Drummond de Andrade, pensando no tema deste módulo, qual relação pode ser entrevista entre o eu lírico do poema e o operário?
b) Considerando a obra literária de Carlos Drummond de Andrade, quais temas e posições marcam a produção do poeta na fase em que foi escrito “O operário no mar”?
Respostas
Resposta:
a) Há uma relação de distanciamento entre o eu lírico do poema e o operário, marcando uma nítida separação de classes sociais. É possível observar isso lendo alguns trechos da obra: "Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão", "esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos".
b) Analisando a fase em que foi escrita a obra, um tema possível seria a luta trabalhista, com a marcação das diferentes posições sociais: o operário e o burguês.
As questões se referem ao poema “O operário no mar”, de Carlos Drummond de Andrade.
A) O eu lírico entre o poema e o operário está no fato da separação das classes sociais.
B) O poema “O operário no mar”, marca a luta da classe operária e o fim da Era Vargas.
“O operário no mar”, de Carlos Drummond de Andrade
O poema mostra a diferença entre as classes sociais e o sentimento da burguesia de superioridade entre as outras pessoas.
Em alguns trechos, é possível compreender que o eu lírico, ou seja, a separação das classes sociais, o burgues despreza o operário com preconceito pelos trabalhadores.
No entanto, após a Era Vargas, tem início uma luta de classes onde o operário passa a ser uma figura importante e começa a ter direitos sociais.
Carlos Drummond de Andrade, passar através do seu poema a importância que o trabalhador tem para a sociedade.
Entenda mais sobre o poema "O operário no mar" e Carlos Drummond de Andrade em: https://brainly.com.br/tarefa/28501545 e https://brainly.com.br/tarefa/20491784
#SPJ2