Escravidão no Brasil
[...] Uma estratégia muito conhecida de resistência escrava foram as revoltas violentas contra senhores, feitores e autoridades em geral. A Bahia foi um dos locais em que essas revoltas mais aconteceram. O século XIX foi marcado por esse tipo de revolta e podem ser citados exemplos em 1807, 1814 e 1835.
Em maio de 1807, foi descoberto, pelas autoridades em Salvador, um plano realizado pelos escravos haussás. O plano dos escravos tinha como objetivo o ataque às igrejas católicas, destruição de imagens de santos católicos e dominação da cidade de Salvador. Em 1814, revoltosos reunidos em um quilombo juntaram-se aos escravos de uma região da Bahia e atacaram diversos locais, como a vila de Itapuã. Foram duramente reprimidos.
Mas essas revoltas não ocorreram somente na Bahia, pois outros locais do Brasil também tiveram acontecimentos do tipo. Em Campinas (SP), em 1832, foi descoberta uma grande revolta de escravos que estava organizada para acontecer em 15 propriedades da região. Os escravos planejavam, durante essa revolta, matar os seus senhores e conquistar a sua liberdade. [...]
Com base nesse texto, as revoltas de pessoas escravizadas que ocorreram no início do século XIX eram motivadas pela.
( ) dominação da cultura africana na sociedade.
( ) interferência europeia na política da colônia.
( ) realidade de exclusão e de exploração de um grupo.
( ) troca econômica entre europeus e colonos.
Respostas
respondido por:
247
Resposta:
C) realidade de exclusão e de exploração de um grupo.
Explicação:
Se ler direito e entender vc percebe que essa resposta é qual faz mais sentido.
lara8958622:
Oi army
respondido por:
101
Resposta:Acredito que seja a (C)
Pois lendo as alternativas e o texto novamente a mais coerente seria a Realidade de exclusão e de exploração de um grupo, que no caso, seriam os escravos.
Espero ter ajudado :)
PS: deixa cm melhor resposta pfvr ...
Obgada <3
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás