No chamado “Mito da Caverna” Platão faz a seguinte descrição:
“Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar a cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.”
À partir da alegoria descrita pelo filósofo em sua obra, podemos afirmar que:
I - Sócrates, posteriormente ao período helenista, se encarrega de transmitir o pensamento sobre um mundo das ideias de Platão para a cultura cristã, fundando as bases do conhecimento ocidental.
II - Com esse texto da filosofia antiga, podemos dizer que é inaugurada uma discussão acerca da teoria do conhecimento, seus mecanismos e funcionamento, estabelecendo os critérios de como se chega à verdade.
III - Podemos interpretar que nesse mito fica estabelecida a existência de um mundo sensível separado de um mundo inteligível; noção que será questionado posteriormente por Aristóteles através do conceito de substância.
IV - Diferentemente dos pré-socráticos, que descreviam a realidade à partir de seus elementos, o pensamento surgido em Atenas questionava por um acesso inteligível à verdade que estaria por detrás desses fenômenos da natureza.
Podemos dizer que está correto apenas o que é afirmado em:
Escolha uma:
a.
I, II e IV.
b.
II, III e IV.
c.
Todas estão corretas.
d.
I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
.....................
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás