Observe o número apresentado no quadro abaixo.
−√6\2
Um intervalo que contém esse número é o
(–1,8; –1,7).
(–1,3; –1,2).
(–1,2; 0).
(1,2; 1,3).
Respostas
Resposta:
O intervalo que abriga esse valor é o da alternativa (b) (-1,3; -1,2)
Esta é uma questão sobre intervalos, que é a forma como indicamos um determinado conjunto. Perceba que o enunciado nos forneceu um número e vários intervalos. Ao escrever um intervalo, estamos dizendo quais são os valores extremos desse conjunto, o menor valor fica à esquerda e o maior à dire
Explicação passo-a-passo:
O intervalo que abriga esse valor é o da alternativa (b) (-1,3; -1,2)
Esta é uma questão sobre intervalos, que é a forma como indicamos um determinado conjunto. Perceba que o enunciado nos forneceu um número e vários intervalos. Ao escrever um intervalo, estamos dizendo quais são os valores extremos desse conjunto, o menor valor fica à esquerda e o maior à direita.
Quando o parênteses é representado com a concavidade para dentro "( )", quer dizer que esse número da extremidade pertence ao conjunto, quando o parênteses é para fora ")(", quer dizer que o conjunto vai até esse número, mas ele não entra.
O enunciado nos pede para encontrar em qual intervalo o número -\frac{\sqrt{6} }{2}−
2
6
está inserido. Então vamos primeiro descobrir quanto é esse número na forma decimal:
-\dfrac{\sqrt{6} }{2} = -1,2247−
2
6
=−1,2247
Perceba que o único intervalo que abriga esse valor é o da alternativa (b) porque ele possui valores maiores do que -1,30 e menores do que -1,20. Que é o caso do número -1,2247.