Sobre o Predicado
a. Em “João é cantor” e “João canta” temos a mesma afirmação, ou seja, nas duas frases, há uma característica do sujeito, de ser cantor. Por que, então, há classificações de predicados diferentes?
b. Se a função do predicativo é caracterizar o sujeito, qual é a característica na frase “Os jovens são assim.”?
c. Por que classificamos de forma diferente o termo “padrinho” nas frases “O meu amigo é o padrinho” e “O padrinho é o meu amigo”, se o sentido é o mesmo?
d. Por que em orações que apresentam o mesmo verbo, a classificação dos predicados é diferente? Por exemplo: “O vento virou o barco” e “Ele virou fera”.
e. Na frase “Querer é poder”, temos três orações, por haver três verbos?
Respostas
Resposta:
A- na primeira oração, Joao é cantor, o verbo ''é'' classifica-se como verbo transitivo direto (quem é, é alguma coisa). Já na segunda oração, Joao canta, '' canta'' é um verbo intransitivo, ou seja, não necessita de complemento.
em B, a palavra ''assim'' é um predicatico do sujeito, uma vez que o ''é '' é um verbo de ligação e ''os jovens'' age como sujeito. ( mesmo jovem sendo um adjetivo, aqui ele se comporta como sujeito, dando a ideia de ''pessoas jovens'')
c- Na primeira frase ''O meu amigo é o padrinho'', ''o padrinho'' atua como objeto direto; ja em ''O padrinho é o meu amigo'', ''o padrinho'' atua como sujeito.
d- em “O vento virou o barco”, o verbo '' virar'' tem sentido de ação: atua como verbo transitivo direto (quem vira, vira alguma coisa). O barco é objeto direto.
Já em “Ele virou fera”, o verbo ''virar'' tem sentido conotativo (de se tornar) por iso é um verbo de ligação. Fera é predicativo do sujeito.
e- Há apenas uma oração no enunciado “Querer é poder”: o único verbo é ''é'', já que ''poder'' e ''querer'' estão substantivados (o querer, o poder)
a) Em “João é cantor” e “João canta”, apesar de termos a mesma afirmação, temos predicados diferentes devido à transitividade verbal.
Na primeira oração, o verbo é de ligação. Temos, então, um predicado nominal. Prova disso é que o núcleo é nominal (o predicativo "cantor"). A segunda oração apresenta um verbo significativo, que é núcleo do predicado. Trata-se, então, de um predicado verbal.
b) Na frase em questão, o "assim" serve para fazer referência ao que já foi dito. Dessa forma, para sabermos a quem se refere o termo "assim", precisamos ter conhecimento de todo o enunciado, o que não ocorre no item B.
c) Classificamos o “padrinho” nas frases “O meu amigo é o padrinho” e “O padrinho é o meu amigo" de forma diferente, pois ele exerce diferentes funções sintáticas. No primeiro caso, funciona como predicativo do sujeito. Já no segundo caso, o termo é sujeito.
d) Porque o sentido muda de acordo com o contexto. Em “O vento virou o barco” , a forma verbal "virou" funciona como verbo significativo. Assim, ele é núcleo do predicado. Temos, então, um predicado verbal. Já na segunda frase, "virou" é verbo de ligação, pois é sinônimo de "transformou-se". Neste caso, o predicado é nominal, pois o seu núcleo é "fera".
e) Em “Querer é poder”, as palavras "poder" e "querer" estão substantivadas. Assim, há apenas uma oração, pois há só a forma verbal "é".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/401162
BONS ESTUDOS!