Quando o designer de interiores é contratado para a execução da obra, cabe a ele também o levantamento de orçamentos de toda a mão de obra e materiais necessários, salvo um contrato diferente com o cliente.
CAMARGO, L. S.; GURGEL, M.; LIMA, I. V. Projetos residenciais e de mobiliários. Maringá: Unicesumar, 2016.
Para garantir ao cliente bom preço de serviço e opção de escolha e deixá-lo mais seguro, diferentes autores [...] indicam que seja feito ao menos três orçamentos por profissionais ou comprar o necessário para a execução.
PORQUE
O designer pode ser contratado para o acompanhamento e execução do projeto, e é importante que a relação entre profissional X cliente seja de confiança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
VERDADEIRO: "Para garantir ao cliente bom preço de serviço e opção de escolha e deixá-lo mais seguro, diferentes autores [...] indicam que seja feito ao menos três orçamentos por profissionais ou comprar o necessário para a execução."
VERDADEIRO: "O designer pode ser contratado para o acompanhamento e execução do projeto, e é importante que a relação entre profissional X cliente seja de confiança."
MAS a segunda parte não é justificativa da primeira.
Logo, Alternativa 2: As asserções l e ll são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: Independente do designer ser contratado para acompanhamento e execução do projeto, a relação de confiança com o cliente permanece. Sempre deve-se garantir um bom preço de serviço, opção de escolha, e a indicação de que sejam feitos 3 orçamentos continua verdadeira, mesmo se o designer não for contratado para acompanhar o serviço.
Segundo o material, página 84:
"Quando o designer de interiores é contratado para a execução da obra, cabe a ele também o levantamento de orçamentos de toda a mão de obra e materiais necessários, salvo um contrato diferente com o cliente. Para garantir ao cliente bom preço e serviço e opção de escolha, e deixar o cliente mais seguro, diferentes autores (GURGEL, 2013b; GIBBS, 2016; MANCUSO, 2014) indicam que seja feito ao menos três orçamentos por profissional ou compra necessários para a execução. Portanto, para cada um deles deverá ser fornecido uma prancha com o desenho com todas as especificações necessárias como, por exemplo, tipo de acabamento, espessura etc. Os mesmos 3 orçamentos são válidos na hora da compra de pisos, azulejos, tinta, ou qualquer outro material ou produto.
Recomendação: deixe que o cliente converse com o fornecedor e acerte pessoalmente qualquer alteração na forma de pagamento ou desconto assim ele se sentirá mais seguro e mais em controle e você, como designer estará mais livre para exigir e pressionar o fornecedor em favor do cliente."
A palavra confiança sequer está no livro e é capaz de nem acharmos já que tem tantos erros de ortografia no material. A segunda afirmação continua verdadeira e não justificativa da primeira.