• Matéria: História
  • Autor: pedroalbano556
  • Perguntado 4 anos atrás

Faça um pequeno resumo da história dos hebreus desde sua ida para o Egito, em 1700 a.C., até sua dominação pelos romanos, citando seus principais líderes

Respostas

respondido por: lillyanoliveira61
3

Resposta:

Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina. A história hebraica é marcada por três grandes períodos:

Patriarcas;

Juízes;

Monarquia.

Durante o domínio romano, os hebreus começaram a abandonar a região em razão da violência praticada contra eles.

A história dos hebreus está relacionada com o patriarca Abraão. Lá os hebreus encontraram terras férteis no Vale do Rio Jordão, embora muitos tenham se estabelecido em regiões desérticas. Isso porque, sustentam esses historiadores, os hebreus provavelmente surgiram no interior da sociedade cananeia. Depois de se estabelecerem em Canaã, os hebreus mudaram-se para o Egito.

A chegada dos hebreus ao Egito teria coincidido com o período em que a região estava sob domínio dos hicsos, um povo de origem semita, como os hebreus. Isso possibilitou que os hebreus se estabelecessem no território egípcio sem problemas, chegando até a ocupar posições de proeminência na administração do Egito. Depois da expulsão dos hicsos, os hebreus teriam sido punidos pela colaboração com os invasores. Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.

A libertação do Egito e o retorno dos hebreus para Canaã configuraram o chamado Êxodo. Os historiadores afirmam que a migração de hebreus do Egito para Canaã aconteceu, embora afirmem que a quantidade de hebreus que migrou não deve ter sido tão grande como sugere a narrativa bíblica. De toda forma, os hebreus viveram como nômades na Península do Sinai e depois procuraram fixar-se em Canaã, mas a região já era ocupada por outros povos, como cananeus e filisteus. A narrativa bíblica fala que os hebreus teriam iniciado uma campanha militar para conquistar a terra, mas os historiadores questionam essa afirmação.

Os historiadores afirmam que a infiltração dos hebreus em Canaã foi lenta, e não existem muitos indícios que apontam uma invasão militar em larga escala. Nessa fase da história hebraica, a grande autoridade dos hebreus eram os chefes militares, conhecidos como juízes. Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica. Esses povos, como os moabitas, procuravam expandir seus domínios e terras, colocando-se como ameaça aos hebreus.

A monarquia era a alternativa, pois uma liderança forte poderia garantir a defesa dos hebreus.

Essa cidade tornou-se capital dos hebreus e é conhecida atualmente como Jerusalém. Por fim, o reinado de Salomão foi um período de prosperidade econômica, destacando-se a grande obra envolvida na construção do Templo de Jerusalém, um lugar que se tornou sagrado para os hebreus. Esse enfraquecimento permitiu que assírios, caldeus, persas, macedônios e romanos conquistassem a região. Durante o domínio babilônico , os hebreus foram escravizados, e o Templo de Jerusalém, destruído, no século VI a.

C.Depois que os hebreus foram libertos da escravidão na Babilônia, o templo foi reconstruído, mas foi novamente destruído, dessa vez pelos romanos em 70 d. A violência romana levou os hebreus a fugirem de suas terras, evento que recebeu o nome de Diáspora. ...


pedroalbano556: vlw
Perguntas similares