“O termo biodisponibilidade é usado para indicar a fração (F) de uma dose oral que chega à circulação sistêmica na forma de fármaco intacto, levando em consideração tanto a absorção quanto a degradação metabólica local. [...] A biodisponibilidade somente se relaciona com a proporção total de fármaco que chega à circulação sistêmica, negligenciando a velocidade de absorção.”
Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Considerando o conteúdo estudado sobre absorção de fármacos e biodisponibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. A biodisponibilidade pode ser baixa quando o fármaco é metabolizado na parede intestinal antes de alcançar a circulação sistêmica.
II. O metabolismo de primeira passagem hepático tem um grande efeito na biodisponibilidade de um fármaco administrado por via oral.
III. A biodisponibilidade é 100% para uma dose oral, por definição, e menor que 100% para uma dose intravenosa.
IV. Os fármacos administrados por inalação apresentam biodisponibilidade de 100% por serem pouco influenciados pelo efeito de primeira passagem hepático.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e IV.
II e IV.
I e III.
Respostas
Resposta:letra a) I é II
Explicação:
Acabei de fazer essa questão
Sobre a biodisponibilidade dos fármacos é correto o que se diz em B.
A biodisponibilidade corresponde a quantidade e a velocidade que algo, nesse caso um fármaco, é absorvido pelo organismo.
Quanto maior a biodisponibilidade, mais concentrada a atuação no sítio de ação de interesse.
Fármacos administrados de forma intravenosa apresentam maior biodisponibilidade do que aquelas ingeridos oralmente, isso porque não sofrem a metabolização pelo aparelho digestório, já que atinge diretamente a corrente sanguínea.
É por isso que quando um medicamento oral não apresenta efeito, em determinadas situações, ele é re-administrado de forma intravenosa.
Para saber mais veja:
https://brainly.com.br/tarefa/21368499