Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Taxa Interna de Retorno (TIR):
- O cálculo da TIR de um investimento indica se este investimento vai ou não valorizar uma empresa. Portanto, pode-se decidir fazer ou não um investimento analisando-se a TIR.
- A TIR de um fluxo de caixa da operação é a taxa real de juros da operação financeira.
- Depois de iniciado um projeto ou investimento, não é mais possível calcular a TIR.
- É um dos principais métodos de análise de investimentos, seja para avaliar a viabilidade de projetos ou acompanhar e comparar a rentabilidade de investimentos.
- É utilizada para se conhecer a taxa de juros de empréstimos e financiamentos.
Respostas
Resposta:
(creio que a resposta seja esta) - Depois de iniciado um projeto ou investimento, não é mais possível calcular a TIR.
Explicação:
A Taxa Interna de Retorno (TIR), também conhecida em inglês por Internal Rate of Return (IRR), é uma taxa usada como referência para quando um investimento pode ter retorno igual a zero.
A TIR é utilizada como uma taxa de desconto, pois atualizamos os valores para o momento inicial do investimento, diferente das taxas de juros em que o valor final está capitalizado, ou seja, acumulado.
Ao se atualizar o valor de um investimento obtemos o chamado Valor Presente Líquido (VPL), que no caso do cálculo da TIR queremos descobrir qual a taxa de desconto para um VPL ser igual a zero.
A TIR pode ser usada em comparação com uma taxa de juros esperada de um investimento, também conhecida como Taxa Mínima de Atratividade, e que deve demonstrar a viabilidade de um projeto.
Podemos interpretar como que quanto maior a Taxa Mínima de Atratividade para realizar um investimento, menor é o seu retorno ou rentabilidade.
Fonte: Dicionário Financeiro
Resposta:
A resposta INCORRETA
- Depois de iniciado um projecto ou investimento, não é mais possível calcular a TIR.
Explicação: