1) O planeta em que vivemos apresenta o movimento de rotação que ocorre no sentido oeste para leste. Descreva esse movimento. Quanto tempo ele dura? O que ele origina para nós?(1.0)
2) Explique o movimento da Terra que origina as estações do ano (1.0)
3) Por que a incidência da luz solar sobre o globo terrestre é desigual ao longo do ano? (1.0)
4) Identifique o fenômeno que está ocorrendo em cada situação no decorrer das estações do ano:(1.0)
A) marca o início do verão no hemisfério Sul e o início do inverno no hemisfério Norte
B) marca o início do outono no hemisfério Sul e o início da primavera no hemisfério Norte
5) Por que a Lua é considerada o satélite natural da Terra? Quais fases ela pode apresentar?(1.0)
6) Escreva como ocorre um eclipse solar:(1.0)
7) Descreva como ocorre um eclipse lunar: (1.0)
8) Em cada momento, uma metade da Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra está escura. Mas, o lado iluminado é sempre o mesmo? Ou seja, um dos lados fica sempre no escuro? Justifique sua resposta:(1.0)
Respostas
Resposta:
Explicação:
1] O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 23 horas e 56 minutos.
2] O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios. Como sabemos, a Terra está em constante movimento e a translação é um dos principais movimentos do nosso planeta
3] Distribuição desigual da luz solar
A consequência da translação, rotação e a inclinação da Terra provoca a formação das estações do ano como o solstício de verão e inverno e equinócio de primavera e outono.
4] Características das estações do ano
As estações do ano possuem características bem definidas e específicas, diferenciando-se nos Hemisférios Sul e Norte de acordo com a inclinação do eixo da Terra e com os movimentos de rotação e translação.
A] Hemisfério Norte Hemisfério Sul
Solstício de inverno: tem início no mês de dezembro. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. - 20 e 21 de dezembro Solstício de inverno: tem início no mês de junho. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. - 20 e 21 de junho.
B] O equinócio de março marca o início das estações do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte (ocorre entre os dias 20 e 21 de março) e o equinócio de setembro marca o início da primavera no hemisfério Sul e outono no hemisfério Norte (entre os dias 22 e 23 de setembro).
5] As fases principais da lua são lua nova, quarto crescente, quarto minguante e lua cheia. Essas fases são apenas ilusões de ótica provocadas pelo fato da lua não ser um corpo celeste luminoso, mas sim, um corpo iluminado pela luz do sol.
6] Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra que abrange um pequena faixa da superfície terrestre, fazendo com que, durante o eclipse, essa área fique escura durante um intervalo de tempo limitado do dia.
7] O eclipse lunar é um fenômeno astronômico natural que acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Deste modo, a Terra projeta a sua sombra —total ou parcialmente— na Lua. Geralmente, é um fenômeno visível a olho nu e um eclipse lunar só pode ocorrer na fase da Lua Cheia.
8] Em cada momento,há uma metade da lua que está iluminada,enquanto a outra está escura.Mas o lado iluminado sempre é o mesmo.Ou seja,um dos lados fica sempre escuro
Espero ter ajudado = )