1. Como era o modo de operação da Coluna Prestes no cenário da Primeira República? *
1 ponto
a) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Este plano de ação não chegou a ser posto em prática, pois os membros da Coluna foram presos antes.
b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
c) Defender o presidente Arthur Bernardes, evitando que qualquer manifestação contrária a ele existisse no país. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
d) Divulgar suas ideias pelas grandes cidades do litoral, onde estava a grande maioria da população. Pois o grande objetivo era tirar do poder as oligarquias rurais, impedindo a continuidade da política do café com leite.
Respostas
Resposta:
1)B 2)B
Explicação:
Classroom
O modo de operação da coluna prestes era deslocar-se para o interior divulgando a necessidade de reformas políticas para a República, incentivando a população a lutar por seus direitos.
Portanto a letra b está correta.
A coluna Prestes, foi um movimento político militar ligado ao tenentismo, e ocorreu devido a insatisfação dos seus membros com a política da República Velha, na época, o presidente era Arthur Bernardes. O movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927 e está ligado ao tenentismo.
Seu principal objetivo era a derrubada das oligarquias do poder, combatendo as desigualdades e injustiças provocadas pelo coronelismo. Os membros da Coluna Prestes exigiam o voto secreto, a Reforma do Ensino Público, a obrigatoriedade do ensino primário, a moralização da política e melhoria das condições dos mais pobres do país.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/27154354