Analisando os pontos que fundamentam esse tratado, vemos que as nações vitoriosas buscaram impor pesadas sanções contra a Alemanha, vista como grande responsável pelo conflito. Dessa forma, alimentaram um terrível sentimento de revanche que fomentou o desenvolvimento das ações que permitiram o acontecimento da Segunda Guerra Mundial. De qual tratado o texto está se referindo? * 1 ponto Tordesilhas Bethlem Versalhes Quioto
Respostas
Oie, vou te ajudar nessa, ok?
Resposta:
Versalhes
Explicação:
O tratado de Versalhes fala sobre Guerras e rivalidade, vou explicar um pouco sobre ele:
Contexto
Esse grande conflito contou com duas fases distintas. A 1ª fase, conhecida como Guerra de Movimento, aconteceu entre agosto e novembro de 1914. Daí até o término da guerra, em 1918, a luta foi marcada pela Guerra de Trincheiras. Outra característica da Primeira Guerra foi o uso de armas químicas, como o gás de mostarda.
Ao longo desse combate, as nações que formavam as Potências Centrais esfacelaram-se, o que levou à rendição de Áustria-Hungria e da Bulgária (outra nação que tinha aderido a essa aliança). A situação caótica na Alemanha ocasionou uma revolução que derrubou a monarquia no país e instaurou uma república.
Conferência de Paz de Paris
O tratado que selou a paz entre as nações da Tríplice Entente e a Alemanha foi acordado na Conferência de Paz de Paris, a qual foi iniciada em 18 de janeiro de 1919 e contou com delegações de 25 países sob a liderança dos Quatro Grandes: Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália. A Alemanha não teve direito a participar.
A Conferência de Paris ficou conhecida por ter sido um evento bastante desorganizado e dominado por reivindicações de diferentes grupos, cada qual defendendo seus próprios interesses. Ao longo dos meses de negociações, sobretudo os representantes britânicos, franceses e americanos debruçaram-se sobre os termos que seriam impostos à Alemanha.
Ao longo dos seis meses de conferência, as imposições à Alemanha mantiveram-se austeras. O Tratado de Versalhes foi dividido em 15 partes que continham 440 artigos, além de anexos.
Os termos do tratado
Os alemães não tiveram o direito de participar das negociações e por isso não puderam fazer nada quanto aos resultados difíceis que lhes foram impostos. A delegação alemã protestou, mas em vão. O chanceler alemão, Philip Scheidemann, preferiu renunciar seu cargo a ter de assinar o tratado, e, dias depois, deliberações do governo alemão levaram dois representantes do país a assinar o tratado no dia 28 de julho de 1919, na Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes.
Conheça, de forma resumida, as principais punições dadas à Alemanha:
→ Territoriais
A Alemanha sofreu punições territoriais severas no Tratado de Versalhes. Como resultado, o país perdeu 13% de todo o seu território e 10% de sua população.|2|
Os alemães foram obrigados a:
Devolver a Alsácia-Lorena para os franceses. Essa região havia sido tomada pela Alemanha ao final da Guerra Franco-Prussiana;
Eupen, Malmedy e Moresnet foram entregues aos belgas;
A região de Sarre tornou-se domínio internacional, e sua zona carbonífera passou a ser dominada pelos franceses;
Foi criado um corredor polonês que separava a Alemanha da Prússia Oriental;
Danzig tornou-se uma cidade livre controlada pela Liga das Nações;
Memel foi entregue à Lituânia;
Schleswig foi entregue à Dinamarca;
Além disso, os alemães também tiveram de aceitar os seguintes termos:
A Áustria ficou proibida de unificar-se com a Alemanha;
Os Sudetos, antigo território austríaco, foram transferidos para a Checoslováquia;
Os alemães perderam todos os seus domínios coloniais.
→ Militares
Além das punições territoriais, britânicos e, principalmente, franceses procuraram neutralizar a força militar da Alemanha, de forma a equilibrar a balança de força na Europa ocidental e evitar que um novo conflito acontecesse. As principais imposições militares aos alemães foram:
Proibição de promover recrutamento militar;
Proibição de ter mais que 100 mil soldados;
Proibição de ter marinha de guerra;
Proibição de ter aviação de guerra;
Proibição de ter tanques de guerra e artilharia pesada;
A região da Renânia deveria permanecer desmilitarizada e as construções militares existentes nela, demolidas.
Nas questões militares, também foram obrigados a destruírem seis milhões de rifles, 15 mil aviões e 130 mil metralhadoras.|3|
→ Financeiras
Um dos termos mais controversos do Tratado de Versalhes foi a indenização de guerra cobrada dos alemães.
Em questões econômicas e financeiras, os alemães tiveram de ceder dois milhões de toneladas de navios mercantes, cinco mil locomotivas, 136 mil vagões, 24 milhões de toneladas de carvão etc.
Toda a humilhação que o Tratado de Versalhes causou e seu papel fundamental em promover crise política e econômica na Alemanha abriram espaço para o surgimento do nazismo. A contribuição do Tratado de Versalhes no surgimento e fortalecimento do nazismo foi tão grande que o segundo ponto do programa do Partido Nazista exigia a revogação desse tratado.
Espero que tenha ajudado, tchau.