• Matéria: Filosofia
  • Autor: babibernrdes262005
  • Perguntado 4 anos atrás

QUESTÃO 05: Leia o texto abaixo:
“No século V a.C. surgiu em Atenas um grupo de pensadores conhecidos pelo nome de sofistas, os quais dominavam e ensinavam as artes da oratória e da retórica. Originários de diferentes regiões de Grécia, eles estudavam as obras filosóficas de seus antecessores, para, depois, viajarem pelas cidades (póleis) governadas por regimes democráticos, como Atenas, onde, após discursarem em público, ensinavam sua ‘sabedoria’ em troca de pagamento”.(Fonte: Curso especial de Filosofia – Apostila de Filosofia do Terceiro Ano, Vol. 01, 2011, p. 12).
Levando em conta o excerto acima, e nossas discussões em sala, EXPLIQUE qual foi exatamente a função que os sofistas desempenharam em Atenas e o porquê de Sócrates recriminá-los:

Respostas

respondido por: aransantos07
9

Resposta:

Uai, os sofistas poderiam ser chamados de "os prostitutos do saber". Mano, esses caras trocavam conhecimentos em troca de dinheiro, tá ligado? O que pega, é que quando Protágoras diz que o homem é medida de todas as coisas, em certo modo, coloca-o (o homem) no centro, ou seja, os sofistas foram importantes para a filosofia. E esse pensamento de Protágoras pode também servir de base para um questionamento a cerca da verdade, essa se torna relativa, já que depende da visão de cada ser humano. Os sofistas ajudaram a trazer varias reflexões. Alem disso surge à retórica, com Górgias e Protágoras, uma arte de convencer, que todos nós usamos hoje em dia, seja para o bem ou mal, ela não é ruim, tendo em vista que os sofistas citados não acreditavam numa verdade, e que tudo era subjetivo.

O Sócrates, o mais sábio segundo o Oraculo de Delfos, não concordavam com eles, pois os sofistas vendiam o conhecimento e não estavam preocupados com a verdade, mas sim em convencer as pessoas.

Explicação:

Fonte : confia no pai

Perguntas similares